PUBLICADO EM 11 de out de 2017

Parceria com o INSS permite que associados deem entrada na aposentadoria no Sindpd

Assessoria previdenciária já era praticada pelo Sindicato dos profissionais de TI; com acordo de cooperação, sistema de integração permite mais celeridade aos processos de aposentados de SP

 

Um acordo de cooperação entre a Previdência Social e sindicatos paulistas permitirá, até o fim do ano, que cerca de 228 mil pessoas peçam aposentadoria e outros benefícios direto nos seus sindicatos; o número sobe para 513 mil se somados os que ainda não são sindicalizados. A iniciativa evita a longa fila de espera dos trabalhadores por um atendimento num posto da Previdência Social.

Com a parceria, será implantado um sistema totalmente integrado entre os sindicatos e o INSS. O segurado que preferir fazer a solicitação da aposentadoria pelo sindicato terá, portanto, um atendimento de um profissional treinado pelo INSS.

Além do Sindpd, inicialmente, mais três sindicatos farão o mesmo atendimento: o Sinpro – SP (professores de escolas privadas), o SindMetal (metalúrgicos de Osasco e Região) e Saesp (administradores do Estado de São Paulo). No caso do Sindpd, o atendimento já é realizado na sede do Sindicato, na Avenida Angélica, desde 2012.

Em entrevista para o jornal Agora desta terça-feira, 3, o presidente do Sindpd, Antonio Neto, falou sobre a integração dos sistemas da Previdência Social e dos sindicatos. “Foi uma surpresa positiva saber que o INSS estava disposto a trazer sua tecnologia para dentro da estrutura do Sindicato”, comentou.

Celeridade

A integração digital entre as organizações envolvidas no processo é essencial e tem o objetivo claro de desburocratização do atendimento e a agilização da concessão de benefícios ao trabalhador.

A proposta é que a documentação em papel seja extinta pela documentação totalmente digitalizada – sem retenção dos documentos do trabalhador -, o que promete, a longo prazo, um encurtamento nas filas dos postos da Previdência e um atendimento mais personalizado dentro dos sindicatos parceiros.

Agende seu atendimento

O departamento de aposentados do Sindpd é responsável pelo atendimento gratuito dos associados há mais de cinco anos e tem mostrado sua relevância a cada ano.

“Desde a criação do departamento fizemos essa parceria com o INSS e temos atendido todos os associados que nos procuram para levantamento do seu histórico no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que apresenta dados desde o primeiro emprego até o momento da aposentadoria”, explicou o coordenador do departamento, Nivan Gomes. Segundo ele, a estimativa de atendimento do departamento chega a cerca de 10 pessoas por semana.

Com a crescente procura pelo serviço, Nivan Gomes afirma que o processo digital vai agilizar o procedimento, o que significa um grande ganho para o trabalhador. “Hoje o processo demora um tempo razoável e, com essa plataforma digital, poderemos fazer tudo mais rápido. A tendência é que as pessoas procurem o Sindicato, onde eles podem vir tranquilos, sem filas e sem agendamento”, explicou.

O departamento dos aposentados do Sindpd faz plantão de segunda a sexta das 9h às 17h30. Para mais informações, ligue para (11) 3823-5600.

Leia também:

14º CONCUT começa hoje e debaterá futuro dos trabalhadores

Sindnapi lança campanha em defesa do PL da recomposição da aposentadoria

Sindnapi lança campanha em defesa do PL da recomposição da aposentadoria

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

COLUNISTAS

QUENTINHAS