João Guilherme Vargas Netto

O jogo recomeça

Reunidas nesta segunda-feira, dia 27, no Dieese em São Paulo, todas as centrais sindicais (a que não compareceu já confirmou sua adesão) começaram o ano apresentando um calendário de atividades. A primeira mobilização será no dia 3 de fevereiro, na Fiesp, quando as direções e ativistas protestarão contra as posições do presidente Paulo Skaf que, abandonando de vez uma pauta desenvolvimentista e produtivista, endossa o desmonte da indústria, trai os industriais e os industriários e se aninha no colo de Bolsonaro (que será recebido para um almoço de 200 talheres).

Clemente Ganz Lúcio

Política de valorização do salário mínimo não pode acabar

O salário mínimo (SM) é um instrumento econômico fundamental para a promoção do bem-estar social, adotado em dezenas de países e, em muitos, revalorizado por meio de várias iniciativas. O Brasil adota uma legislação do salário mínimo desde 1940.

Luiz Carlos Motta

Ações de 2019 potencializam 2020

Começamos, transcorremos e finalizamos o ano de 2019 com realizações e demonstrações de que a nossa Federação, em seus 80 anos de lutas e vitórias, a cada dia renova os seus ideais de justiça e dignidade, com emprego e salários justos à categoria comerciária.

João Guilherme Vargas Netto

Responsabilidades maiores

Apesar das deficiências o Salariômetro da FIPE que mede os resultados das campanhas salariais é um dos poucos instrumentos públicos de controle da ação sindical.

Paulo Ferrari

O melhor reajuste salarial de 2019

O ano se inicia com a divulgação do levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) baseado em dados da Secretaria de Trabalho, apontando as melhores e piores negociações salariais de 2019. Publicado nesta quinta-feira (23.01) pelo jornal O Estado de São Paulo, ficou comprovado o resultado da nossa luta...

Francisca Rocha

Ataque ao trabalho jornalístico de Glenn Greenwald fere a democracia

A denúncia feita pelo procurador da República Wellington Divino de Oliveira, do Ministério Público Federal do Distrito Federal, mais parece uma ópera bufa de tão inconsistente, além de ferir a Constituição e a liberdade de imprensa, um verdadeiro atentado à democracia. O procurador se baseou em uma conversa de Greenwald com Luiz Molição, um dos […]

José Pereira dos Santos

A grave crise na indústria

O motivo principal dessa devastação é a crise econômica, cuja recessão atinge quase todos os segmentos. Mas não é só isso. No jogo pesado da geopolítica, os países ricos protegem suas economias para que as Nações dependentes não consigam desenvolver a indústria.

Miguel Torres

Descaso do governo com o meio ambiente

Entidades ambientalistas do muito inteiro criticaram a posição do ministro, inclusive o ativista ambiental Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA

Neuriberg Dias

A força da bancada evangélica nas eleições municipais

Assim como ocorreu nas eleições gerais de 2018 – para presidente da República, governadores, senadores, deputados estaduais e distritais, no caso do Distrito Federal, e federais – a bancada evangélica deve aumentar sua representação no pleito municipal de 2020, quando se elegem prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.570 municípios brasileiros.

João Guilherme Vargas Netto

Passe livre para o desempregado

Em São Paulo o direito existe há muito tempo em lei aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pela Prefeitura, mas que não se exerce devido a “dificuldades técnicas de regulamentação”, o que é um absurdo.