Francisca Rocha

O Brasil se une para derrotar a forte ameaça à vida humana causada pela Covid-19

O novo coronavírus tem feito estragos enormes em países onde não se adotou as medidas necessárias para reduzir drasticamente a transmissão da doença. A China venceu e é um exemplo a ser seguido na forma de combater a pandemia com valorização da vida. Outros países têm feito o mesmo. Populações de países, cujos governantes não […]

Carolina Maria Ruy

Se não há justiça na história, precisamos criá-la

Neste momento tenso que atravessamos, em que duas grandes crises se encontram, o governo Bolsonaro e a pandemia do coronavírus, a batalha entre economia e saúde traz à cena chavões que os liberais prefeririam ver sepultados: o papel do Estado e a velha conhecida luta de classes. No início da quarentena oficial em São Paulo, […]

Nilton Neco

Saúde x Economia

É com apreensão e expectativa que, não apenas os brasileiros, mas o mundo tenta decifrar as melhores diretrizes a serem adotadas diante da pandemia de coronavírus. Enquanto é difícil estimar o impacto na economia global, a corrida tem sido para reduzir a projeção de mortes, que é a que mais preocupa àqueles que têm pais, avós, filhos, amigos, colaborares - enfim, empatia e apreço pela vida humana.

Orlando Silva

COVID-19: renda básica emergencial é cuidar primeiro de quem mais precisa

O mundo inteiro vive um período de esforço especial, difícil, no enfrentamento da pandemia COVID-19, para a qual ainda não há cura, embora os valorosos esforços da comunidade científica internacional.

José Pereira dos Santos

Vacilo pode matar!

O que apaga incêndio é água, muita água. Enquanto o prédio queima, não dá pra discutir se o erro foi do arquiteto ou do pedreiro. Ou se a matéria-prima da obra é nacional, chinesa etc.

Edson Dias Bicalho

A guerra não é só contra o coronavírus

É sem precedente o que o coronavírus está causando no mundo e no Brasil. A epidemia avança no País, no Estado de São Paulo e na nossa cidade de forma inacreditável. Vidas estão sendo ceifadas, pessoas estão apavoradas porque apresentam os sintomas da doença Covid-19 ou com o risco de contrair o vírus. O distanciamento social, necessário neste momento, coloca muitos trabalhadores, principalmente os informais, que são cerca de 40% da força de trabalho no Brasil, na encruzilhada: se proteger ou deixar de comer.

Edson Carneiro Índio

Quarentena Geral Já! Abaixo a MP 927. Proteção social para toda população.

É fundamental parar imediatamente a produção e os serviços que não forem absolutamente essenciais para o enfrentamento da pandemia, garantindo assistência e proteção de toda a população, que deve ficar em casa"

Paulo Viana, Paulão

Coronavírus: o fracasso neoliberal e o retorno ao Estado de Bem-Estar

Diante da propagação do mortal coronavírus é notável o silencio dos defensores do neoliberalismo, dos que por décadas, incluindo neste rol a grande imprensa, demonizaram o papel do Estado como indutor do planejamento e e alavancador do desenvolvimento nacional. A crise provocada pelo Coronavírus vai revelando a fragilidade de um...

Nivaldo Santana

Os trabalhadores em guerra pela vida, pelo emprego e pelo salário

Todas as medidas adotadas pela dupla Bolsonaro/Guedes, além de radicalizarem os ataques aos direitos e ao sindicalismo, não entregaram a mercadoria prometida: a economia continua no fundo do poço e o desemprego continua nas nuvens.

Luiz Carlos Motta

M P 927 avilta o trabalhador

A a Medida Provisória (mp) 927/2020,  publicada no Diário Oficial da União, de 22 de março de 2020, dispõe sobre as medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (Covid-19), e da outras providências.