Sergio Luiz Leite (Serginho)

Unidade do Movimento Sindical em defesa do SUS

Muitas lições ainda serão aprendidas da atual crise econômica e sanitária causada pelo coronavírus. Mesmo antes do fim deste período mais crítico existe uma lição fundamental que precisamos enfatizar sempre que possível: o SUS é público, o SUS é nosso! O Sistema Único de Saúde tem se mostrado uma peça fundamental no combate ao coronavírus, amparando milhões de brasileiros vulneráveis e sujeitos às condições mais precárias de vida. Não fosse o atendimento médico universal prestado pelo SUS, a taxa de mortalidade do coronavírus no país seria ainda mais elevada. São os princípios fundamentais do SUS que garantem a abrangência de sua atuação, a saber, universalidade de acesso e gratuidade de atendimento.

João Guilherme Vargas Netto

Pestilencial quadrilha de insolentes

Passados alguns dias da estarrecedora apresentação do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril fica cada vez mais claro o desprezo de seus participantes para a situação catastrófica pela qual passava (e ainda passa) o povo brasileiro.

João Guilherme Vargas Netto

Relevância do movimento sindical

Ao movimento sindical cabe, nesta situação, a quádrupla tarefa de lutar pelo isolamento social, de solidariedade ativa, de defesa dos trabalhadores e dos sindicatos e de ampliar suas relações com todas as forças e expressões institucionais e sociais capazes de enfrentar a doença e impedir o caos social.

Celso Napolitano

Dois meses de suspensão de aulas: o trabalho brutal de professores em uma quarentena sem folga

Professoras e professores estão sendo submetidos a um brutal excesso de trabalho nesses tempos de combate ao vírus da covid-19. Para evitar o contágio e a disseminação do vírus, a receita do afastamento social obrigou o fechamento das escolas – desde 23 de março, já há dois meses, as salas de aulas estão vazias – […]

Carolina Maria Ruy

Youtuber bombou no campo progressista porque não ameaça a fragmentação crônica

Frente ampla é o movimento que resulta de um grande diálogo político entre partidos e movimentos sociais de esquerda, centro esquerda, centro e até setores da centro direita em torno do compromisso de um programa em comum. Um exemplo de ação ampla bem sucedida foi a realização do Primeiro De Maio Unitário das Centrais Sindicais […]

Antônio Augusto de Queiróz (Toninho)

Reformas podem voltar à agenda

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a defender a votação da reforma administrativa e uma “revisita” aos temas previdenciários, desta vez para rever as regras de transição. E cobrou do governo Bolsonaro o envio da reforma administrativa, que foi prometida pelo presidente para as próximas semanas.

Murilo Celso de Campos Pinheiro

Mais do nunca, internet é serviço essencial

A universalização do acesso à internet é bandeira defendida pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e seus sindicatos filiados há bastante tempo. O tema integra o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” desde o seu lançamento em 2006, quando abordou a convergência digital nas telecomunicações e a necessidade de expansão da banda larga no País. A questão manteve-se entre nossas pautas prioritárias, inclusive sobre o viés da “internet pública”, conforme a edição do “Cresce Brasil” de 2016, que apontava o seu caráter de infraestrutura de interesse público, a exemplo do fornecimento de energia e saneamento básico.

João Guilherme Vargas Netto

Centrão, 600 reais e caos social

O presidente Bolsonaro apoiado nas duas pilastras do bolsonarismo, as redes sociais robotizadas e as milícias bandidescas ou oficiosas, procura desenvolver suas três táticas provocadoras em prejuízo do povo e do combate à pandemia.

Francisca Rocha

Bolsonaro e Doria querem acabar com o futuro de seus filhos, você vai permitir?

Um dos pilares do projeto neoliberal em marcha o Brasil desde a queda da ex-presidenta Dilma Rousseff, em 2016, é acabar com a educação pública. A nossa resistência tem sido essencial para impedir a entrega das escolas de seus filhos e filhas para as mãos dos barões da educação, que só visam lucros. Você que […]

Jorge Nazareno ( Jorginho)

Precisamos curar o Brasil

O Brasil iniciou esta quinta-feira, 14, com mais de 13 mil mortes em decorrência da covid-19. O estado de São Paulo é o epicentro da pandemia no país. São 51.097 casos confirmados em todo estado e 4.118 mortes até esta quarta, 13. O avanço do novo coronavírus atinge também as cidades da nossa região.