PUBLICADO EM 26 de nov de 2025

Sinpospetro-RJ repudia o aumento do Bilhete Único Intermunicipal

Entenda o aumento da tarifa do Bilhete Único Intermunicipal e as implicações para os trabalhadores do Rio de Janeiro

Sinpospetro-RJ repudia o aumento do Bilhete Único IntermunicipalO Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ) vem a público repudiar veementemente o anúncio do aumento da tarifa do Bilhete Único Intermunicipal feito pelo Governo do Estado.
O valor vai saltar de R$ 8,55 para R$ 9,40 em 19 de dezembro, o que representa um reajuste abusivo, muito superior à inflação oficial, em um duro ataque ao bolso dos trabalhadores fluminenses.

O governo justifica a medida como necessária para cobrir o crescimento dos “custos operacionais” e buscar o “equilíbrio financeiro” do sistema.

No entanto, essa explicação não se sustenta diante da realidade vivenciada pelos usuários.

Os serviços de trens, ônibus, metrô e barcas que compõem o sistema intermunicipal continuam precários, superlotados e sem oferecer a qualidade mínima que justifique um reajuste de tal magnitude.

Os principais afetados por esse “tarifaço” são justamente os trabalhadores de baixa renda que residem longe dos seus locais de trabalho e dependem de múltiplos modais de transporte, inclusive muitos membros da categoria dos frentistas.

Moradores dos municípios mais longínquos da Baixada Fluminense, como Queimados e Nova Iguaçu, por exemplo, chegam a gastar mais de duas horas em um único trajeto, acumulando cerca de 20 horas semanais apenas no deslocamento entre casa e trabalho.

“É inaceitável que o estado, que já cobra a tarifa de metrô mais cara do país, insista em jogar nas costas dos trabalhadores o custo de uma crise que não foi provocada por nós. Enquanto os custos operacionais são usados para justificar aumentos, a qualidade do serviço oferecido continua a ser de péssimo nível. Serviço precário não combina com tarifa de transporte de luxo”, dispara o presidente do Sinpospetro-RJ e da Federação Nacional dos Frentistas, Eusébio Pinto Neto.

Leia também: Frentistas: Sindicato de Campina Grande garantem reajuste salarial de 7,5%

Banner


COLUNISTAS

QUENTINHAS