
No podcast Fala Aí Rodrigo, Juruna fala sobre sua trajetória e sua experiência no movimento sindical brasileiro.
O podcast Fala Aí Rodrigo, apresentado por Rodrigo de Morais, recebeu um dos nomes mais conhecidos do movimento sindical brasileiro: João Carlos Gonçalves, secretário-geral da Força Sindical e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.
Leia também:
Em uma conversa descontraída, Juruna relembrou sua trajetória pessoal e sindical, desde a convivência com os pais em São Vicente, no litoral paulista, passando pela militância na Juventude Operária Católica (JOC), até chegar ao trabalho na indústria metalúrgica e, posteriormente, à direção do sindicato e da central sindical.
O programa também abriu espaço para temas além da política e do sindicalismo. A partir de publicações do dirigente nas redes sociais, o apresentador abordou assuntos ligados à cultura, como fotografia, cinema e literatura, revelando aspectos mais pessoais da trajetória do sindicalista.
Os desafios do mundo do trabalho, a defesa dos direitos da classe trabalhadora, a geração de empregos, a valorização salarial e o papel do movimento sindical diante das transformações econômicas e sociais do país também estiveram no centro da entrevista.
Com uma trajetória histórica na luta sindical, Juruna apresentou uma análise sobre o cenário atual dos trabalhadores brasileiros, os impactos das mudanças nas relações de trabalho e a importância da mobilização coletiva na garantia e ampliação de direitos.



