Colunista Paulo Pereira da Silva (Paulinho da Força)

Segundo turno: uma oportunidade de mudar o Brasil para melhor

Um Brasil para todos!

Emprego, igualdade social, educação de qualidade, saúde e uma vida melhor para todos os brasileiros. São essas diretrizes que me movem pela construção de um Brasil melhor. O nosso país precisa voltar a sorrir, resgatar a esperança de dias melhores.

É preciso políticas públicas para gerar emprego aos jovens

Os jovens brasileiros estão cada vez mais sem esperança com o alto índice de desemprego que assola o país. De acordo com os dados do IBGE, os jovens entre 18 e 24 anos são os que mais sofrem com essa triste realidade. Eles são 23% dos desocupados do país. Já nas faixas de 25 a 59 anos essa taxa varia de 6% a 10%.

Conquista histórica: piso salarial dos profissionais de enfermagem é aprovado

A luta para aprovar o piso salarial dos profissionais de enfermagem foi grande, mas conseguimos vencer mais essa batalha, com a aprovação do Projeto de Lei 2.564/20, que garante uma remuneração digna a todos os enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

O que tem para comemorar no Dia 1º de Maio?

Dia do Metalúrgico: a importância da representatividade sindical para trabalhadores

Valorização salarial urgente: o Brasil precisa sair da penúria

Valorização salarial urgente: o Brasil precisa sair da penúria

O Brasil está cada vez mais pobre e isso constatamos sem muito esforço. O governo abre a boca com orgulho para dizer que os empregos subiram e que a economia está melhorando. Entretanto, os empregos que surgem no país oferecem salários baixos que não permitem ao trabalhador ter poder compra.

Mulher: resistência, força e coragem 

Brasil precisa de uma frente ampla para voltar a crescer

Covid- 19: Um desafio que não pode ser ignorado; por Paulo Pereira da Silva

2022: muito trabalho para tirar o Brasil do fundo do poço

Só um governo de unidade nacional pode salvar o Brasil; opinião de Paulinho da Força

Como o colapso na saúde atinge a economia? – por Paulinho da Força

Com hospitais lotados e sem uma perspectiva de melhora, a crise não atinge apenas a saúde pública, cada vez mais caótica. Os reflexos são sentidos também na economia, na educação e no desenvolvimento social. É como um efeito dominó, que ao derrubar uma peça, todas as outras são atingidas. Isso cria um efeito em cadeia, com resultados imprevisíveis.

Brasil vive semana letal com mais de 2 mil mortes por dia

Mais uma vez, o Brasil viveu o seu dia mais letal da pandemia: 2.659 mortes nas últimas 24 horas. São Paulo foi o estado que mais perdeu vidas. Foram cerca de 66 mil pessoas vítimas fatais da Covid-19. Isso equivale a 1 óbito a cada 2 minutos. Em todo o país, 287.795 pessoas perderam suas vidas.

Brasileiras enfrentam efeitos colaterais da pandemia; por Paulinho da Força

No Dia Internacional da Mulher é importante discutirmos os desafios enfrentados por elas durante a pandemia da Covid-19. Infelizmente, em toda crise econômica ou sanitária, as mulheres são sempre as mais prejudicadas e agora não é diferente.

A economia brasileira vai resistir a segunda onda da covid-19?

No Congresso Nacional há muitas reformas sendo discutidas, entre elas, a tributária. Ao aprová-las, o país teria um fôlego e mais recursos para investir em políticas públicas de desenvolvimento econômico e social.

Auxílio emergencial em 2021, custe o que custar! Por Paulo Pereira da Silva

Em 2021, a continuidade do auxílio emergencial será determinante para que o país enfrente a crise. Mesmo com a gravidade da pandemia se estendendo para o próximo ano — mesmo com as vacinas já anunciadas e o início da imunização de milhões de brasileiros

A igualdade social está longe de ser uma realidade no Brasil

Os atos de apoio ao governo – breve análise’

Os apoiadores do presidente Bolsonaro decidiram reagir após a greve nacional da educação, no dia 17 de maio. No domingo passado (26/5), em muitos estados foram realizados atos de apoio ao presidente. Eu diria que as manifestações não foram tão grandes como gostaria o Palácio do Planalto, nem tão pequenas ou sem importância como desejaria a oposição.

Regime de capitalização não é bom para os trabalhadores

Eles afirmam que o sistema vai assegurar a aposentadoria no futuro, mas o sistema de capitalização já é um velho conhecido, onde cada trabalhador faz a própria poupança. Entretanto, o dinheiro é administrado por empresas privadas, que podem investir no mercado financeiro.

Novo ano, novas perspectivas para o Brasil

Algumas atitudes urgentes devem ser tomadas para sairmos de uma crise econômica que perdura há mais de 4 anos. Uma das prioridades são as políticas públicas para o aumento de vagas no mercado de trabalho, que deem condições e benefícios aos trabalhadores.

Investimentos são importantes para reduzir a desigualdade social

Como deputado federal tenho atuado diariamente para a mudança dessa triste realidade que o Brasil vive. Votei contra a reforma trabalhista, que dificultou ainda mais a inserção no mercado de trabalho; sou contra a atual proposta da reforma da Previdência; e sou contra as altas taxas de juros cobradas pelo Copom, porque prejudicam a produção industrial e aumentam o desemprego.

Todos os dias chegam até a mim mensagens de pessoas que perderam seus empregos

Todos os dias chegam até a mim mensagens de pessoas que perderam seus empregos ou de quem está há de um ano tentando se inserir no mercado de trabalho. Eles também me param nas ruas para falar do grande problema que vive o nosso país, desde 2014. É triste ver pais e mães de família em busca de vagas e encontrarem as portas fechadas.

Não podemos aceitar o sucateamento da Previdência

Bolsonaro, que será empossado no próximo ano, defende a idade mínima de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres, ou seja, as pessoas que começaram a trabalhar aos 16 anos, vão ter que trabalhar 49 anos para se aposentar.

São Paulo precisa de um governador honesto e leal

Márcio França, o nosso candidato, fará São Paulo voltar a ser o estado com o maior índice de desenvolvimento econômico do país.

Brasileiros devem ter serenidade para exercer o direito do voto e garantir a democracia

Agora, no segundo turno, a divisão ficou ainda mais latente, concentrada em dois candidatos com ideologias bastante diferentes. Neste cenário, estão os brasileiros, absolutamente divididos, preocupados unicamente em defender as suas escolhas, abrindo mão do respeito e da compreensão.  Nas últimas semanas, foram registrados casos de agressões e, até mortes, ocasionadas pela intolerância política. Neste duelo, todos estamos perdendo.

Empregos! Empregos! Empregos!

Neste 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalho, mais uma vez, como faz há 21 anos, a Força Sindical vai reunir milhões de trabalhadores nos Estados. Em São Paulo, o evento, considerado um dos maiores 1ºs de Maio do mundo, acontece na Praça Campo de Bagatelle, Zona Norte da cidade de São Paulo. No ato, […]

Emprego! Emprego! Emprego

O desemprego é, hoje, o grande obstáculo a ser transposto, o grande mal a ser debelado do convívio da sociedade brasileira. São cerca de 13 milhões de trabalhadores que convivem, hoje, com esta situação sombria e repleta de incertezas, que sofrem com o amargor que esta conjuntura desfavorável lhes proporciona, forçando-os a assistir, sem chances […]

27 anos de lutas e conquistas!; opinião

Há exatos 27 anos, em um 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi realizado um grande congresso, no Memorial da América Latina, com mais de 2.500 participantes, entre trabalhadores, aposentados, autoridades, militantes e dirigentes sindicais de todo o País e do exterior. Nesse dia nascia a Força Sindical, uma Central Sindical autônoma, livre, pluralista […]

Carnaval dos Aposentados no dia 30

24 de janeiro é o Dia dos Aposentados. Mas o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindinap), filiado a Força Sindical resolveu realizar no dia 30, o Carnaval dos Aposentados, na Avenida Paulista. Terá reivindicações? Inúmeras. Mas o objetivo principal é valorizar os aposentados e pensionistas e cobrar uma aposentadoria digna para todos. No ano 2000, decidi […]

Salário mínimo digno já!

Pelo segundo ano consecutivo, o salário mínimo foi reajustado com índices abaixo da inflação. Trocando em miúdos, o governo adotou uma política que, a cada ano, vem corroendo os ganhos dos aposentados e dos trabalhadores que se enquadram nesta faixa de renda. Com esta medida, o governo conseguiu piorar o que já era ruim. O […]

A retomada dos empregos

A luta dos trabalhadores por sua sobrevivência nunca foi fácil. E nos dois últimos anos as coisas pioraram bastante, principalmente quando abordamos a questão dos empregos. No ano passado a taxa de desemprego chegou a alcançar a espantosa casa de 13,7%, ou seja, mais de 14 milhões de trabalhadores desempregados. E, apesar da queda nos […]

Opinião – A importância dos Sindicatos

Desde o surgimento dos sindicatos de trabalhadores, no final do século 19 início do século 20, a classe operária passou a ter uma entidade nascida especialmente para lutar pelos seus direitos e contra as injustiças às quais estava totalmente à mercê. Ao longo da história na relação capital/trabalho, os sindicatos tornaram-se os representantes legítimos e […]

Opinião – Bem-vindos a um novo ano!

Um novo ano se inicia, e com ele renova-se a esperança de todo um povo por um ano menos conturbado e ácido, sem as adversidades que 2017 apresentou ao conjunto dos trabalhadores e à sociedade como um todo, mais proveitoso e produtivo, apesar de sabermos que a luta, como sempre, será bastante árdua. Encerramos 2017 […]

Opinião – Um 2018 unidos e mobilizados!

A classe trabalhadora brasileira nunca teve vida fácil. Todas as conquistas e direitos obtidos ao longo dos anos foram fruto de muito empenho, muito sacrifício e muita luta. Que nada cai do céu todos nós sabemos, mas os anos de 2016 e 2017, em particular, ultrapassaram todos os limites. O castigo imposto pela recessão econômica, […]

2018: um ano de muitas lutas!

Daqui a alguns dias o ano de 2017 chega ao seu final. E não deverá deixar muita saudade! Afinal, foi – e por enquanto ainda está sendo – um ano bastante atribulado, repleto de dúvidas e incertezas quanto aos rumos tomados pela economia nacional e escancarando, de vez, as desigualdades sociais que tanto penalizam a […]

O país que queremos!

Nosso País vem enfrentando sérios problemas, frutos de equívocos cometidos ao longo dos anos. E as consequências estão aí: juros altos, crédito caro, falta de investimentos no setor produtivo, baixo consumo, mais de 12 milhões de desempregados, crianças e jovens fora das escolas, falta de moradias. E setores vitais para que qualquer País do mundo […]

O País que queremos!

Nosso País vem enfrentando sérios problemas, frutos de equívocos cometidos ao longo dos anos. E as consequências estão aí: juros altos, crédito caro, falta de investimentos no setor produtivo, baixo consumo, mais de 12 milhões de desempregados, crianças e jovens fora das escolas, falta de moradias. E setores vitais para que qualquer País do mundo […]

E a luta continua! – opinião de Paulinho da Força

No último dia 24 lideranças das centrais sindicais decidiram, em reunião realizada na sede da Força Sindical, em São Paulo, realizar uma Greve Nacional no dia 5 de dezembro contra a reforma da Previdência e em defesa dos direitos da classe trabalhadora. Sabíamos das dificuldades que enfrentaríamos devido ao tempo escasso para a organização do […]

Greve Nacional no dia 5

Em reunião realizada na manhã da última 6ª feira, 24, na sede nacional da Força Sindical, em São Paulo, as centrais CUT, Força, UGT, CTB,  Nova Central, CSB, Intersindical, CGTB e CSP-Conlutas convocaram, para o próximo dia 5, uma Greve Nacional contra reforma da Previdência Social e em defesa dos direitos da classe trabalhadora. Para […]

Por um País com oportunidades iguais

O dia 20 de novembro é consagrado como o Dia da Consciência Negra, e representa a árdua luta dos negros contra a discriminação racial. A data foi estabelecida pelo PL 10.639/2003, tornado lei apenas em 2011 (Lei nº 12.519/2011). A escolha desta data remete ao dia da execução de Zumbi dos Palmares, líder negro que […]

Ação Sindical em prol dos direitos!

A Força Sindical e as demais centrais, empenhadas na luta por mudanças nos textos da já aprovada reforma trabalhista, e na da Previdência, que Brasília insiste que seja votada o mais rápido possível, organizaram manifestações por todo o Brasil pela não redução das conquistas, na última 6ª feira, dia 10, um dia antes de a […]

Protagonismo nas negociações salariais

Várias são as categorias de trabalhadores representadas por sindicatos filiados à Força Sindical com data-base neste 2º semestre. Algumas já fecharam acordos, outras ainda estão em negociação, mas a verdade é uma só: as dificuldades para fecharmos bons acordos são muito grandes, e os empresários, como sempre, relutam em ceder um centímetro sequer. E isto […]

E os juros seguem nas alturas…

Apesar de toda a pressão exercida pela Força Sindical e pelas demais centrais sindicais, e do apelo de trabalhadores, empresários e toda a sociedade brasileira por juros mais amenos, a taxa Selic, mesmo após nove reduções consecutivas, chegando a 7,50% a. a., continua elevada e emperrando o crescimento econômico do País. E tudo porque a […]

Trabalho decente já!

A portaria 1.129/2017, do Ministério do Trabalho, que altera a definição de “trabalho escravo”, ou condição análoga, ferindo princípios básicos no combate a este tipo de crime e dificultando o acesso à chamada “lista suja”, de empregadores que adotam este tipo de procedimento, causou um verdadeiro furor no meio sindical brasileiro. O texto proposto no […]

Por um Brasil mais justo!

As desigualdades existentes no Brasil de hoje saltam aos olhos! A injustiça social e econômica que a grande maioria da população brasileira vivencia mantêm milhões de crianças fora dos bancos escolares, dificulta o acesso de grande parte do povo à saúde, a moradias dignas, ao transporte, à infraestrutura, a lazer, à alimentação adequada, a empregos […]

“Outubro Rosa”: prevenir para salvar!

O movimento “Outubro Rosa” surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, e rapidamente espalhou-se por todo o mundo. O seu principal objetivo é alertar as mulheres sobre os riscos trazidos pelo câncer de mama (um dos tipos de câncer mais comuns do Brasil) ressaltando a necessidade de que elas, periodicamente, realizem um autoexame e, […]

Menos juros, mais empregos!

As últimas reduções da taxa básica de juros (Selic) promovidas pelo Copom (Comitê de Política Monetária), após uma sequência interminável de aumentos e, depois, de manutenções da mesma em patamares de 14,15% ao ano, já conseguiram fazer com que a economia reagisse e, apesar de lentamente, os empregos começassem a ressurgir. E esta recuperação econômica, […]