PUBLICADO EM 26 de maio de 2026

Comissão da escala 6×1 debate jornada menor com sindicalistas

Comissão Especial da PEC 221 realiza escuta com sindicatos e movimentos sociais sobre redução da jornada semanal e direitos trabalhistas

A Comissão Especial da PEC 221 realizou nesta terça-feira escuta com representantes sindicais e movimentos sociais para ampliar o debate sobre redução da jornada laboral.

Além disso, a atividade ocorreu no Anexo II, Plenário 01 da Câmara dos Deputados, reunindo entidades interessadas em contribuir com propostas sobre direitos trabalhistas.

A proposta em discussão altera o artigo sétimo da Constituição Federal e prevê reduzir gradualmente a jornada semanal para trinta e seis horas em dez anos.

Enquanto isso, parlamentares ouviram representantes sindicais e movimentos sociais sobre impactos econômicos, qualidade de vida, produtividade e mudanças necessárias nas relações trabalhistas brasileiras.

Também durante o encontro, participantes destacaram a importância do diálogo social para construir medidas que garantam equilíbrio entre desenvolvimento econômico e valorização dos trabalhadores.

Ainda segundo a programação, a audiência pública buscou fortalecer a participação popular e ampliar contribuições ao parecer sobre a proposta em tramitação.

COLUNISTAS

QUENTINHAS