PUBLICADO EM 15 de ago de 2026

Secretário da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação debate com sindicalistas em Limeira

O Secretário-Geral interino da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (UITA), islandês Kristjan Bragason, reuniu-se nesta sexta-feira (14) em Limeira-SP com sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de São Paulo (FETIASP).

O encontro de Kristjan Bragason com sindicalistas destacou a importância da qualificação e as eleições de 2026 no Brasil.

O encontro de Kristjan Bragason com sindicalistas destacou a importância da qualificação e as eleições de 2026 no Brasil.

O encontro de Kristjan Bragason com dirigentes do setor da alimentação aconteceu no Centro de Estudos e Formação Sindical (CEFS) da Federação, e as discussões tiveram como foco as eleições 2026 no Brasil, bem como a formação de lideranças.

Leia também:

Sindicato de Trabalhadores por App e UGT realizam o Dia D do Move Brasil

Presente no evento, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins (CNTA), Artur Bueno de Camargo, disse:

“A união entre as frentes sindicais é o caminho para garantir a defesa dos direitos trabalhistas, e a ampliação da representatividade política dos trabalhadores da alimentação no país”.

Diretores do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região (STIAL) também participaram do encontro com o islandês, que aproveitou para conhecer o CEFS, um espaço dedicado à qualificação.

Para o presidente da FETIASP, Melquíades Araújo:

“A reunião proporcionou ao dirigente da UITA uma imersão na estrutura de capacitação da nossa Federação”.

Bragason, por sua vez, disse que o mundo acompanha com muita atenção a eleição no Brasil, e reforçou o compromisso entre as entidades locais e internacionais, na busca de preparação técnica e política de novos quadros para o movimento social.

Tarifaço e eleições

Os dirigentes sindicais fizeram uma análise do panorama eleitoral e da articulação dos trabalhadores e debateram sobre a urgência de capacitar novos dirigentes para enfrentar as transformações do mercado de trabalho. Bragason abordou ações conjuntas frente a empresas transnacionais, e discorreu sobre o “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.

Para o presidente do STIAL, Artur Bueno Junior:

“O Secretário-Geral reforçou o papel da UITA na conexão das lutas locais com o cenário global da alimentação”.

O dirigente da UITA visitou uma unidade da AMBEV em Jaguariúna-SP, e participará no próximo sábado do programa “A Hora do Trilhador” da Rádio Educadora de Limeira. A UITA atua em 128 países, reunindo 427 organizações afiliadas e mais de 10 milhões de trabalhadores nos setores de alimentação, agricultura, hotéis e restaurantes.

Leia também:

STIAL recebe Alckmin para debater fim da escala 6×1

STIAL recebe Alckmin para debater fim da escala 6×1 e combate ao feminicídio

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

COLUNISTAS

QUENTINHAS