PUBLICADO EM 15 de jun de 2021
COMPARTILHAR COM:

Metalúrgicos do ABC: Pauta da Campanha Salarial 2021 é aprovada

Os integrantes dos CSEs (Comitês Sindicais de Empresa) dos Metalúrgicos do ABC aprovaram, em consulta virtual, os eixos da Campanha Salarial 2021, focada em recuperar o poder de compra dos trabalhadores. Para manter as restrições sanitárias e evitar a disseminação do coronavírus, assim como no ano passado, a votação foi realizada de forma remota no sábado, dia 12.

O tema será “Campanha Salarial 2021 É +, + salário, + vacina, + emprego, + direitos, + unidade”. Os eixos são: preservação da saúde e da vida; garantia de emprego; aumento salarial que restabeleça o poder aquisitivo do trabalhador; valorização das normas coletivas de trabalho; política industrial com nacionalização de componentes, máquinas e equipamentos.

O coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, que acompanha as negociações com as bancadas patronais, destacou que este ano os metalúrgicos vão buscar repor as perdas causadas pela crise agravada pela pandemia.

“No ano passado vivenciamos uma situação conturbada e tivemos que discutir Campanha Salarial no meio de uma pandemia com muitas empresas paradas. Mas hoje o ambiente é outro, até agora as empresas não quiseram parar, mesmo nos piores picos da pandemia. Diante desse cenário, acreditamos que a Campanha Salarial deve servir para recuperar o poder de compra do trabalhador, já que tudo aumentou e as empresas não podem alegar que não produziram”.

O dirigente lembrou que, como a maioria dos grupos já estão com a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) assinada por dois anos, o foco será nas cláusulas econômicas. Ele também comentou o anúncio de paralisação de algumas montadoras por falta de componentes eletrônicos.

“Essa é uma conjuntura complicada que pode dificultar a negociação em alguns grupos de autopeças. As montadoras parando, enfraquece um pouco o setor na região, temos que ficar atentos e acompanhar os desdobramentos dessas paradas”.

Fortalecimento da indústria

O fortalecimento da indústria também será assunto discutido nas mesas de negociação.

“Queremos discutir com as bancadas patronais a situação da indústria que já deveria estar em outro patamar. Não queremos ficar nessa discussão entre a gente. É preciso conversar com os empresários sobre a situação das empresas, cada uma, dentro da sua realidade, tem que evoluir”.

Outro tema é que algumas empresas de máquinas agrícolas estão com produção em alta e esse ganho precisa ser revertido para o trabalhador. “É preciso aproveitar esse momento de expansão do setor”.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS