PUBLICADO EM 10 de ago de 2021
COMPARTILHAR COM:

Dia de luto no movimento sindical. Morreu o companheiro Wagner Gomes, secretário geral da CTB

O movimento sindical está de luto. O secretário-geral da CTB, Wagner Gomes, faleceu nesta terça-feira, 10 de agosto de 2021, vítima de um ataque cardíaco fulminante. Ele tinha apenas 64 anos.

A notícia triste às véspera dos V Congresso da entidade, surpreendeu e causou profundo pesar a toda militância sindical e progressista.

Gomes foi um sindicalista muito querido e respeitado no movimento sindical brasileiro. Pautou sua vida pela defesa honesta e intransigente dos interesses da classe trabalhadora brasileira.

Foi presidente do Sindicato de sua categoria, os metroviários de São Paulo, vice-presidente da CUT e o primeiro presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), eleito no congresso de fundação, em 2007 e reeleito no segundo congresso em 2009.

Destacou-se também na política como membro da Direção Nacional do PCdoB. Foi candidato ao Senado por São Paulo em dobradinhe com Aloisio Mercadante, quando recebeu mais de 3 milhões de votos.

Operador de trens do Metrô em São Paulo, Wagner Gomes foi presidente do sindicato dos metroviários de 1989 a 1995 e de 2009 a 2011. Nascido em Araçatuba, em 1957, foi para São Paulo em 1970.

A notícia da morte súbita de Wagner Gomes provocou intensa comoção e tristeza na sede nacional da CTB, que certamente vai realizar o seu V Congresso em homenagem e memória a este grande guerreiro da classe trabalhadora.

Essa tristeza foi compartilhada pelas demais centrais sindicais, bem como amigos de todo o campo progressista que viam nele uma referência não apenas de liderança, mas de coerência com os valores que sustentava. Uma referência de humanidade, empatia e força para superar qualquer barra.

Wagner foi um grande defensor da unidade de ação no movimento sindical e na política, uma pessoa que conhecia a política e a história e que, ainda assim, passava ao largo de qualquer pompa e arrogância.

Torcedor do Santos, bem humorado, gente boa, despojado. Ficará sempre na memória das lutas do povo trabalhador do Brasil.

Na manifestação Fora Bolsonaro de 24 de julho de 2021. Foto Jaelcio Santana

 

Na manifestação Fora Bolsonaro de 24 de julho de 2021. Na foto estão, da esquerda para direita: Douglas, da CUT, Sergio Leite, da Fequimfar, Juruna, da Força Sindical, Wagner Gomes e Milanez do Sintetel. Foto Jaelcio Santana

 

1º de Maio 2019 Unificado. Foto: Jaélcio Santana

 

1º de Maio 2019 Unificado. Foto: Jaélcio Santana

 

Wagner Gomes com Sergio Nobre, da CUT, e João Carlos Juruna, da Força Sindical, no 1º de Maio 2019 Unificado. Foto: Jaélcio Santana

Com informações de Direção Nacional da CTB

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS