PUBLICADO EM 16 de mar de 2023
COMPARTILHAR COM:

Congresso da UGT-SP elege pauta e direção

Cerca de 250 lideranças participam nesta quinta (16) do Congresso Estadual da UGT São Paulo. O evento acontece, no Centro de Convenções dos Comerciários, na rodovia João Mellão, altura do KM 273, em Avaré (SP).

A etapa é preparatória ao 5º Congresso Nacional, dias 8 e 9 de maio, em São Paulo. Ricardo Patah, presidente nacional, e Clemente Ganz Lúcio, assessor das Centrais, participam.

O Congresso elegerá a nova diretoria. No comando interino da Central, Amauri Mortágua concorre à presidência. Ele também preside o Sindicato dos Comerciários de Tupã (SP).

Além de eleger a nova direção da estadual, o Congresso vai discutir o documento das Centrais, intitulado “Projeto de Valorização e fortalecimento da negociação coletiva e atualização do sistema sindical brasileiro”.

Segundo Mortagua, a UGT-SP debateu o conteúdo em sete encontro regionais. O documento inclui negociação coletiva, custeio sindical, ultratividade, ampliação da representação dos Sindicatos, entre outros.

“Vivemos nova realidade. Hoje, só representamos trabalhador com registro em Carteira. Mas tem muitos informais. Defendemos representar todos, não só os ‘empregados`”, ele diz.

Mínimo – Outro ponto de pauta do Congresso é a política de valorização do salário mínimo estadual. Segunda, 13, as Centrais se reuniram com o Secretário de Governo, Jorge Lima, a quem entregaram documento unitário com propostas pra elevar o Piso Regional. “O Piso em São Paulo já foi superado até pelo Salário Mínimo Nacional”, critica Mortágua.

Fonte: Agência Sindical

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS