PUBLICADO EM 17 de abr de 2026

Conclat 2026: Sintepav e Força Sindical Bahia na Marcha da Classe Trabalhadora

Sintepav e Força Sindical Bahia mobilizam trabalhadores em Brasília. Conheça os principais objetivos da Conferência Nacional.

Sintepav e Força Sindical Bahia reafirmam compromisso com a classe trabalhadora na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora.

Sintepav e Força Sindical Bahia reafirmam compromisso com a classe trabalhadora na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora.

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada da Bahia (Sintepav-BA), ao lado da Força Sindical Bahia, participou da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, CONCLAT,  e da Marcha das Centrais Sindicais, realizadas em Brasília, reforçando a mobilização nacional em defesa de emprego, direitos, democracia e melhores condições de vida para os trabalhadores.

Leia também:

Sintepav acompanha eleição da CIPA em Barreiras

A conferência reuniu centrais sindicais de todo o país e consolidou propostas da Pauta da Classe Trabalhadora, enquanto a marcha levou milhares de trabalhadores às ruas da capital federal, em direção ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto, com o objetivo de pressionar os poderes públicos.

Segundo o presidente do Sintepav-BA, Irailson Gazo, a participação da entidade reafirma o compromisso com as principais bandeiras da classe trabalhadora.

“Em defesa dos direitos, da democracia e do fim da escala 6×1, marchamos pelas ruas da capital federal, ressaltando nossa luta pela construção de uma realidade cada vez mais justa para a classe trabalhadora”, destacou.

Pautas centrais e mobilização social

Nas redes sociais, o sindicato enfatizou que o ato foi um momento de cobrança direta por medidas urgentes, como:

  • a redução da jornada de trabalho,
  • o fim da escala 6×1,
  • a valorização do salário mínimo e
  • o combate à precarização.

Também foram destacadas pautas sociais mais amplas, como:

  • a luta das mulheres contra a violência,
  • a busca por igualdade,
  • a regulamentação do trabalho em plataformas digitais e
  • a defesa de condições dignas de saúde e segurança.

A participação do Sintepav-BA integra um esforço unitário das centrais sindicais, que reforçaram a importância da mobilização popular para transformar reivindicações históricas em avanços concretos.

Continuidade da luta na campanha salarial

Logo após as atividades da CONCLAT, o Sintepav-BA deu continuidade à sua agenda de lutas. No dia seguinte, a entidade informou o avanço da Campanha Salarial 2026, com a realização da segunda rodada de negociações com o sindicato patronal (Sinicon).

Com o tema “Jornada Menor para uma Vida Melhor”, o sindicato mantém como eixo central a luta por redução da jornada, ampliação de direitos e melhoria da qualidade de vida da categoria.

A sequência das negociações demonstra que a mobilização em Brasília não se encerra na marcha, mas se articula diretamente com as lutas concretas travadas nas mesas de negociação, reforçando o papel do sindicato na defesa dos trabalhadores da construção pesada na Bahia.

Leia também:

Comerciários do Rio Grande do Sul reforçam mobilização na CONCLAT 2026 em Brasília

Comerciários do Rio Grande do Sul reforçam mobilização na CONCLAT 2026 em Brasília

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

COLUNISTAS

QUENTINHAS