Por Carolina Maria Ruy
Como você avalia a atual situação política?
O Brasil precisa avançar! Não há mais espaço para que disputas políticas, polarizadas entre PSDB e PT, emperrem um projeto de nação. A crise econômica social e de representação política promoveu o caos. Já são 13 milhões e 700 mil pessoas desempregadas e 32 milhões de brasileiros que se viram obrigados a lutar pelo seu sustento na informalidade.
A “guerra entre partidos”, além de afundar o país em uma profunda crise econômica, promoveu a descrença política nos cidadãos e fazem com que as pessoas deixem de analisar com clareza as propostas dos candidatos à presidência.
E qual é, em sua opinião, o melhor programa entre os candidatos à presidência?
Fiz esse exercício, de analisar as propostas, e conclui que a alternativa mais preparada, com as melhores propostas para o desenvolvimento do Brasil e com capacidade para acabar com a polarização, que está matando nosso povo tem nome, é a apresentada pelo Ciro Gomes.
Seu projeto de desenvolvimento compreende um Brasil com educação em tempo integral para a formação de novos cidadãos, geração de empregos com direitos aos trabalhadores, melhorias no sistema de saúde pública, combate à corrupção, recuperação e modernização da infraestrutura brasileira.
Outro ponto muito importante de seu programa de governo trata sobre da soberania nacional na administração das riquezas do país. E, o mais importante, ele afirmou que vai revogar esta nefasta reforma trabalhista que está liquidando os sindicatos para que as empresas possam explorar cada vez mais os trabalhadores.
Já escolheu seu candidato, ao que parece?
Sim. Escolhi o Ciro sobretudo pelo seu compromisso com os trabalhadores. Ele tem vasta experiência. Já foi prefeito, governador, deputado e ministro. Além de ter um currículo ficha limpa, ele apresenta soluções viáveis para fazer o Brasil retomar o seu crescimento, conciliando todos os setores da economia. Nas próximas eleições presidenciais, dias 7 e 28 de outubro, a opção é Ciro Gomes 12!
Vivemos uma grave crise política e econômica. Em sua opinião, há chance de o Brasil superar esta crise e voltar a crescer no médio prazo?
O Brasil configura-se dentre os principais produtores de petróleo, possui as maiores reservas minerais e a maior bacia de água do planeta, no entanto, a política atual vem entregando, gradativamente, todas nossas riquezas para exploração de empresas estrangeiras, impedindo que toda essa riqueza seja revertida para o desenvolvimento do povo e atravancando nossa autonomia e independência econômicas. Ou seja, problema está na administração e não no nosso potencial de crescimento.
Basta de disputas políticas que só beneficiam pequenos grupos. Chegou a hora de pensarmos o Brasil como um todo, onde convivam com decência trabalhadores, industriais, crianças, adultos, jovens, idosos, aposentados, brancos, negros, índios, de diferentes cores, formas, gêneros e crenças.