PUBLICADO EM 13 de mar de 2025

Argentina precisa olhar com mais cuidado para os aposentados

Argentina precisa olhar com mais cuidado para os direitos dos aposentados após a repressão violenta em Buenos Aires.

Argentina precisa olhar com mais cuidado para os aposentados

Protesto dos aposentados e aposentadas contra o governo foi reprimido violentamente em Buenos Aires

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) manifestou sua indignação e repudio às recentes medidas do governo argentino que retiram direitos e benefícios dos aposentados. Diante desse cenário preocupante, o Sindnapi não pode se calar e reforçar seu compromisso na defesa dos direitos dessa categoria, que merecem respeito e dignidade em qualquer país.

Confira a íntegra da nota

Lamentável as atitudes do governo argentino em tirar direitos e reduzir os benefícios dos aposentados. O Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) não pode ficar em silêncio neste momento em que essa categoria, que cresce de forma acelerada em todo o mundo, sofre essas agressões, que não se limitam a desrespeitar conquistas históricas dos trabalhadores que hoje têm o direito de usufruir da aposentadoria.

Somente nesta quarta-feira (12) foram 150 detidos e 46 feridos durante protestos realizados contra os desmandos do governo federal da Argentina, que vêm recebendo apoio da população. No início da semana foram as torcidas organizadas do futebol que aderiram ao movimento que ganhou as ruas de Buenos Aires.

Nós brasileiros vimos um movimento semelhante na reforma da Previdência Social durante os governos Michel Temer e Jair Bolsonaro. E o Sindnapi não se calou naquela época denunciando as arbitrariedades contra os aposentados. E não podemos ficar quietos agora, quando vemos algo ainda pior acontecer na Argentina.

Nos solidarizamos com os aposentados argentinos pois conhecemos a realidade trágica dos aposentados em toda a América Latina e nos colocamos ao seu lado contra os desmandos de um governo que não olha para a categoria.

Milton Cavalo, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi

Leia também: Sindnapi estimula contribuinte a doar parte do IRPF para Fundos dos Idosos

COLUNISTAS

QUENTINHAS