PUBLICADO EM 19 de dez de 2018
COMPARTILHAR COM:

60% em 20 anos: número de servidores avança para 12 milhões

O número total de servidores públicos do País, nas três esferas de governo, sem contar trabalhadores de empresas estatais, cresceu 60% em 20 anos, passando de 7,5 milhões, em 1995, para 12 milhões, em 2016, conforme o Atlas do Estado Brasileiro, do Ipea.

Foto: Arquivo

Segundo os dados da plataforma na internet lançada ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o funcionalismo municipal foi destaque nesse crescimento. “A expansão do total de vínculos no setor público nacional, em números absolutos e proporcionais, se concentrou nos municípios.

Este crescimento da ocupação no setor público municipal decorre da contínua municipalização do serviço público brasileiro, vis-à-vis os estados e a União, e que ganhou força já na década de 1970″, diz o primeiro relatório de análise com base nos dados do Atlas, também publicado ontem pelo Ipea.

Segundo os dados compilados pelo Ipea, o total de vínculos trabalhistas no serviço público municipal saltou 175% em 20 anos de 2,4 milhões, em 1995, para 6,5 milhões, em 2016. Com isso, a participação dos funcionários públicos municipais no total de servidores do País passou de 38% para 57%, no mesmo período.

A municipalização do serviço público ganhou impulso após a Constituição Federal de 1988, destaca o relatório do Ipea. Conforme previsto na Constituição, ao longo desses 20 anos, os serviços de saúde, educação e assistência social começaram a se ampliar nos governos locais.

De acordo com Felix Lopez, um dos autores do relatório de análise e integrante da equipe que construiu o Atlas, quatro em cada dez servidores municipais são professores, médicos ou enfermeiros. Segundo o relatório, de 1985 a 2003 foram criados 1.456 novos municípios, expansão de 35%. “Desde a década de 1980, houve ampliação do número de municípios”, diz o pesquisador.

com informações do Estadão Conteúdo

Fonte: DCI

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS