PUBLICADO EM 07 de out de 2020
COMPARTILHAR COM:

Trabalho decente: Viva o 7 de outubro, dia mundial de mobilização

Trabalho decente: 7 de outubro dia internacional de mobilização

Trabalho decente: 7 de outubro dia internacional de mobilização

A grave crise sanitária causada pelo novo corona vírus, e que se tornou uma pandemia – covid 19, deixa visível  fragilidade, as falhas e os graves problemas estruturais do atual modelo econômico neoliberal, implementado em várias regiões do mundo.

A Força Sindical faz um chamado enérgico ao Governo e aos empregadores para que desenvolvam políticas públicas e privadas destinadas a fortalecer a negociação coletiva, o diálogo social e a negociação tripartite como uma forma eficaz para a implementação imediata da agenda do trabalho decente, estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho( OIT), e que tem sido uma constante reivindicação do movimento sindical e dos trabalhadores brasileiros. Rejeitamos veementemente todas as políticas de ajustes e reformas trabalhistas, inclusive as MP (medidas provisórias) emergenciais que retiraram direitos, tornaram o trabalho precário e aprofundaram ainda mais a pobreza e as desigualdades sociais em nosso país.

Há um consenso da OIT, a CEPAL, o DIEESE e outras instituições de pesquisa, que a COVID 19 deixa e deixará desastrosos impactos econômicos e sociais, com números alarmantes de milhões de desempregados, queda acentuada do PIB e aumento da miséria em quase todos os países da América, Caribe e outros continentes.

Neste contexto, reafirmamos que os governos, empregadores, trabalhadores e setores democráticos, apostem nos mecanismos de diálogo e negociação coletiva e na construção de um novo modelo de desenvolvimento mais justo e humano, que corresponda aos anseios da grande maioria da população, o que do nosso ponto de vista só será possível, com mais emprego, trabalho decente, um salário digno, respeito pelos direitos, saúde e sistemas de seguridade social dignos, sindicatos e sistema democrático forte.

A Força Sindical, reafirma seu compromisso de lutar, trabalhar e fortalecer a unidade de ação sindical em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e do nosso povo.

Queremos a implementação da Agenda de trabalho decente Já

Viva 0 7 de outubro, dia mundial do Trabalho Decente!

São Paulo, 7 de outubro de 2020

Miguel Torres

Presidente da Força Sindical

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS