PUBLICADO EM 16 de maio de 2019
COMPARTILHAR COM:

Veja balanço das mobilizações pela educação no ‘Jornal Brasil Atual’

Edição matutina do ‘Jornal Brasil Atual’, da TVT, desta quinta-feira faz análise do dia de protestos contra os corte no orçamento das universidades federais

Ato no Rio de Janeiro contra os cortes na educação
Protestos reuniram mais de um milhão de pessoas pelo país. No Rio, dezenas de milhares lotaram a Cinelândia
(Pedro Rocha)

O Dia Nacional de Greve na Educação, realizado nesta quarta-feira (15) contra os cortes do governo Jair Bolsonaro no orçamento federal do setor, será o principal destaque da edição matutina do Jornal Brasil Atual nesta quinta-feira (16). O programa realiza entrevista com o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação de Qualidade, Daniel Cara, que faz um balanço dos protestos, que só no período da manhã desta quarta-feira reuniu mais de 1 milhão de pessoas em cidades como Brasília, Belo Horizonte, Belém do Pará, Campinas (SP), Salvador, Curitiba e João Pessoa, entre outras. Somente em Belo Horizonte mais de 100 mil pessoas foram às ruas.

Os representantes dos estudantes também participam da edição para falar de seu protagonismo em uma crise política sem precedentes no país, já que um governo que ataca a educação é algo que não se via nas gestões anteriores. Nesta quarta-feira, Bolsonaro chegou a dizer, em Dallas, nos Estados Unidos, que os estudantes mobilizados contra os cortes são “idiotas úteis”.

O jornal traz ainda cobertura, em Brasília, da audiência na Câmara dos Deputados com o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Outro destaque da edição é o comentário do analista de América Latina, o sociólogo Emir Sader, sobre a tensão entre a Venezuela e os Estados Unidos, e a visita pífia de Bolsonaro aos Estados Unidos para receber uma homenagem, e com encontro com o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush, sem que este tivesse conhecimento.

Fonte: Rede Brasil Atual

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS