
Márcia Caldas: mobilização dos comerciários pelo fim da 6×1 está ganhando força no Senado.
A mobilização dos comerciários paulistas no Senado pela aprovação da PEC 221/19, que trata do fim da escala 6×1 na Casa, continua, mesmo durante o recesso parlamentar de 17 de julho até 1º de agosto.
Leia também:
Comerciários pressionam Senado pelo fim da escala 6×1
O objetivo é intensificar a participação dos comerciários na plataforma www.napressao.org.br, ferramenta que permite o envio de mensagens aos senadores, pela redução da jornada semanal de trabalho, sem redução salarial.
5×2
A mobilização pelo fim da 6×1 tem que continuar, uma vez que também fortalece o nosso posicionamento contra a outra proposta sobre redução da jornada apresentada no Senado. Conhecida como ‘PEC do Trabalho Flexível’ essa nova proposta, na verdade, é uma contraposição à PEC já aprovada na Câmara e que estabelece as 40 horas, ou seja, a escala 5×2 (cinco dias trabalhados e dois de descanso remunerado). Ao menos quatro senadores já retiraram a assinatura de apoio à medidas.
Corpo a corpo
Ao lado dos seus 72 Sindicatos Filiados, a nossa Federação, teve decisiva participação na aprovação da PEC 221/19 (fim da escala 6×1), em maio, na Câmara dos Deputados, quando a matéria foi aprovada na Comissão Especial por 34 a 4 e no Plenário, em dois turnos, por 472 a 22 e 461 a 19. Na sequência, seguiu para o Senado, onde se encontra atualmente, onde depende da aprovação, em dois turnos por pelo menos 49 dos 81 senadores.
Findado o recesso no Senado, retomaremos essa mobilização conjunta (por ora virtual) com a nossa efetiva presença nos gabinetes dos senadores e corpo a corpo nas agendas das Comissões e no Plenário. A estratégia é conscientizar os senadores da necessidade de se aprovar o texto conforme foi aprovado na Câmara, ou seja, sem qualquer alteração, para evitar que o texto volte à Câmara para nova análise, o que retardaria a sua tramitação.
Como utilizar a Plataforma
- Acesse o site www.napressao.org. Entre na Plataforma pelo celular ou computador.
- Encontre a campanha: localize a campanha em defesa da PEC que acaba com a escala 6×1.
- Selecione em “Pressionar”. Acesse a página da campanha e selecione o botão para participar.
- Selecione os senadores. Escolha todos os parlamentares para receber a mensagem.
- Envie a mensagem. Utilize os canais disponibilizados pela Plataforma. O texto pode ser enviado automaticamente ou personalizado.
- Compartilhe a iniciativa. Convide familiares, amigos e colegas de trabalho para também participarem da mobilização.
Márcia Caldas é presidente em exercício da Fecomerciários



