PUBLICADO EM 18 de jan de 2018
COMPARTILHAR COM:

Medida absurda e insensata, diz Força Sindical sobre reajuste do mínimo abaixo da inflação

Ao reajustar o salário mínimo com índices abaixo da inflação pelo segundo ano consecutivo, o governo conseguiu piorar o que já era ruim. Conforme o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), o acumulado nos últimos 12 meses foi de 2,07%, sendo que o governo repassou apenas 1,81%. Garfou 4,00 reais por mês de cada um.

Com essa medida absurda e insensata, sob o contexto de elevação do custo de vida, o governo promoveu um achatamento ainda maior nos vencimentos dos cerca de 22 milhões de brasileiros aposentados, ou seja, 70% dos beneficiários do INSS, que terão de sobreviver com uma renda, insatisfatória, de R$ 954,00.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo 2017 também ficou defasado, uma vez que o reajuste foi de 6,48% e as perdas inflacionárias chegaram a 6,58%. As perdas nos dois últimos anos contabilizam 0,36%.

A medida do governo, além de penalizar milhões de brasileiros, também desrespeita a Lei em que determina o reajuste do mínimo com a reposição das perdas inflacionárias conforme o INPC somado ao PIB de dois anos anteriores. Como o PIB foi negativo, deveria ser assegurado ao mínimo os 2,07% do INPC, mas nem isso o governo repassou.

A Força Sindical e o Sindicato Nacional dos Aposentados, que lutam permanentemente por uma política de recuperação do poder de compra do segmento, ingressaram com uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF,  para que o governo reveja os índices de reajuste do salário mínimo.

Paulo Pereira da Silva, Paulinho da Força, presidente da Força Sindical
 
Marcos Bulgarelli, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos

Leia aqui a ADIN completa:

ADI – SALARIO MINIMO 2018

Recibo Petição Eletrônica

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

  • Marcia

    Uma vergonha o que fazem com os aposentados.Meu pai foi aposentado c 3 salários minimos e meio.Ai o tal de Fernando Henrique Cardoso inventou o tal de fator previdênciario e conseguiu reduzir a aposentadoria do meu pai para um salário minimo,o qual não dá nem para pagar os remédios que ele toma no mês.Mas tenho certeza,que o beleza não reduziu sua aposentadoria,pelo contrário deve ter deve estar com um valor exorbitante.E pode viver tranquilamente,tendo seguranças,casa,motorista particular,e tudo mais que um miserável aposentado nunca terá depois de trabalhar a vida inteira e contribuir com o INSSS,enqto o tal nunca contribuiu com absolutamente nada!!!!!Miseraveis,nojentos,ladrões,corruptos.

QUENTINHAS