PUBLICADO EM 27 de fev de 2025

Conselho Nacional de Previdência Social se reúne para empréstimo consignado

Saiba mais sobre o empréstimo consignado e a ampliação do prazo para pagamentos. Descubra como isso afeta você.

Sinab na reunião do Conselho Nacional da Previdência Social sobre empréstimo consignado

Sinab na reunião do Conselho Nacional da Previdência Social sobre empréstimo consignado

O Conselho Nacional de Previdência Social debateu, nesta quarta-feira (26), sobre a decisão do último dia 5 de fevereiro de aumentar de 84 para 96 o prazo máximo de pagamento dos empréstimos consignados.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse aos conselheiros que a medida traz benefícios aos segurados, como acesso ao crédito, flexibilidade para os pagamentos, menor pressão financeira e redução da inadimplência.

“Estamos levando um alívio aos segurados que já têm um empréstimo. Ajudaremos especialmente aqueles que têm a renda mais baixa”, afirmou.

Taxa de juros

A mudança foi feita em razão da subida do teto da taxa de juros (que passou de 1,66% para 1,80% em janeiro) e para atender demandas dos segurados.

Do total de 38 milhões de benefícios elegíveis para operações de consignado 15 milhões têm algum tipo de empréstimo, cerca de 40%. Atualmente, há 65.957.030 contratos ativos de consignado.

De acordo com os dados apresentados no Conselho, 47% dos benefícios previdenciários que possuem empréstimo têm nível de comprometimento de renda entre 31 e 35%. Outros 16% têm entre 26 e 31% de comprometimento. E 27% têm comprometimento entre 5 e 26%. Entre os benefícios assistenciais, 70% dos segurados estão com comprometimento da renda entre 26 e 31%. 19% deles têm entre 31 e 35% de comprometimento e 11% têm entre 5 e 26%.

Sinab

José Avelino Pereira (Chinelo), presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil (SINAB), participou da reunião, acompanhando de perto as discussões sobre crédito consignado, recursos previdenciários e a apresentação do Anuário Estatístico da Previdência Social.

Leia também:

SINAB celebra Dia dos Aposentados em Aparecida e reivindicam direitos

COLUNISTAS

QUENTINHAS