Colunista Zoel Garcia Siqueira Siqueira

Viva a república

Apenas uma bela bicicleta

Até alguns dias atrás, Monark, para mim, era simplesmente uma fábrica de bicicletas. No início da década de 1980, ganhei uma de meus pais. Era ‘dobrável’. Sim, tinha um parafuso no meio do quadro, permitindo que fosse dobrada para facilitar guardá-la ou colocá-la no carro de viagem.

Fusca e escolas cívico-militares

O poder que vive saindo do armário

Desde a conquista dos portugueses, no final do século XV, até o fim da escravidão, em 1888, a sociedade brasileira foi caracterizada pelo modo de produção escravista.

Nossa história e a consciência negra

Durante muito tempo, comemorou-se o 13 de maio como data maior para os afrodescendentes no Brasil, pois foi nesse dia, em 1888, que a princesa Isabel pôs fim à escravidão.

Tchau, ministro

O chefe da importantíssima pasta da educação afirma que não é para todos frequentar os bancos universitários, tese que contraria a constituição federal. Esse mesmo ministro já classificou os jovens viajantes brasileiros de canibais, afirmando que, quando viajam, destroem os assentos dos aviões e se comportam incivilizadamente.

Reforma da previdência é um retorno ao início do século XX

Brasileiro não é canibal, senhor ministro da educação

Foi esse título que o ministro da educação, Ricardo Vélez Rodríguez, deu aos jovens brasileiros que viajam ao exterior. Disse que não sabem se comportar e que roubam utensílios em hotéis e aviões.

Das telonas, para a vida real

Como filme estrangeiro, ele não ganhou nada da academia de artes e ciências cinematográficas (Ampas) de Hollywood, Estados Unidos. Mas é até hoje o terceiro filme de maior audiência nos cinemas brasileiros.

Viva a liberdade

A importância da crítica construtiva

Não faço parte do grupo do quanto pior melhor. Torço para que nossa cidade se desenvolva cada vez mais. E percebo, neste momento, um trato melhor da prefeitura em todas as áreas.

Declaração universal dos direitos humanos

Completou 70 anos, em 10 de dezembro, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas (ONU). Por falta de conhecimento generalizado sobre seus objetivos, vale destacar, a seguir, seu preâmbulo e seu artigo primeiro.

Triste notícia

Quem acompanha meus escritos e me conhece sabe que o final de semana retrasado foi especial para mim, quando conquistamos, pela décima vez, o título de campeão brasileiro de futebol.

A consciência negra de Zumbi dos Palmares

Nesse dia, em 1695, ele, um dos líderes do quilombo dos Palmares, maior exemplo da resistência do negro à escravidão, foi assassinado numa emboscada. É o dia da consciência negra.

Retrocesso preocupante

Eu também tenho a mesma preocupação da ministra. Nossa sociedade enfrenta uma fase de conservadorismo que promete se agravar. E isso me deixa muito apreensivo. Se não atentarmos ao problema, correremos sérios riscos de retorno ao século XIX.

Que futuro nos espera?

Pior, nos deparamos com o crescimento de um partido, o PSL, que pode eleger um presidente, na minha modesta opinião, o pior da história do Brasil até o momento. E pior para nós, trabalhadores, um presidente e um congresso nacional totalmente contrários aos direitos trabalhistas, sociais e das minorias.

O novo ‘caçador de marajás’ e o extermínio dos sindicatos

Se Bolsonaro pretende acabar com as ‘regalias’ na área pública, não deve tratar todos como iguais. Até porque, na área pública, a igualdade não existe.

Um medonho tsunami político

O resultado do primeiro turno das eleições presidenciais mostra, no entanto, que o país foi varrido por um gigantesco tsunami político chamado Jair Bolsonaro.

Contra eleição capenga, só mesmo povo nas ruas

Temos que escolher entre os candidatos a presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais ditos progressistas, de esquerda, e dar-lhes sustentação após a posse.

Ele disse

‘Ele disse: vote em Dutra’. E o general mato-grossense Eurico Gaspar Dutra foi eleito, em 1945, o 16º presidente da república, com 55,39% dos votos, pelo PSD. Governou de 1946 a 51.

Alerta geral

Algumas declarações recentes de importantes políticos nos levam a concluir que se a nossa democracia não for reativada, o futuro imediato poderá reservar surpresas desagradáveis.

Quanto tempo mais para educar?

A avaliação nacional do ensino médio é uma calamidade. A maioria dos estados não alcançou os limites mínimos pré-estabelecidos. Mais de 52% dos adultos não concluíram essa fase de ensino.

Que venha a democracia

Hipocritamente, os meios de comunicação apregoam que estamos vivendo um momento importante e que a democracia brasileira funciona com base na definição radical da ‘participação de todos e todas’. Gabam-se de que temos vasto número de partidos e candidatos.

Rio de Janeiro afunda na miséria

Com ajuda do congresso nacional, congelou os investimentos públicos por 20 anos, dificultando assim a busca de verbas para combater os problemas sociais e em especial melhorar a segurança.

A quem interessa a desinformação?

O que faz um pai, mãe, avô, avó, tio, tia ou qualquer parente de uma criança não levá-la para tomar vacina contra a pólio? É impressionante o baixo índice de imunização apresentado pelo governo Mesmo com toda divulgação sobre a importância das vacinas, o descaso é gritante. Nem depoimentos de adultos que hoje sofrem as consequências de não terem sido vacinados na infância comovem.

A beleza da mistura de raças

Síndrome de Stalingrado eliminou Alemanha da copa

Faça o que digo e não o que faço

Supremo atrapalha a jovem democracia

Juventude e violência

Obrigado, caminhoneiros

Juros altos aumentam a desigualdade social

Adam Smith é o mais importante teórico do liberalismo econômico. Sua obra mais conhecida, ‘Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações’, continua referência para economistas até hoje. Ele acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção estatal, sendo defensor do ‘free banking’, ou sistema bancário […]

Por que o brasileiro não tem consciência social?

Por meio da investigação científica, a finalidade da sociologia é aumentar ao máximo o conhecimento do ser humano e da sociedade. Seus objetos de estudo são os fenômenos sociais, ou seja, tudo que se refere às relações entre pessoas, suas questões nos grupos sociais ou entre os grupos, dinamizando a comunidade. O campo de estudo […]

31 de março ou 1° de abril? Em 64, golpe ou revolução?

Completamos 54 anos de um importante acontecimento da nossa história contemporânea, que foi o início do governo militar. Como muitos querem seu retorno, faço aqui algumas considerações sobre o polêmico assunto. Cito a educadora Terezinha Rios, que afirma ser mais importante o caminho para alcançar algo do que propriamente alcançá-lo. Quando você usa o caminho […]

Marielle e Anderson, aqui presentes, sem ‘fake news’

Reproduzo o texto abaixo em homenagem aos executados Marielle e Anderson. Às frequentes mentiras divulgadas nas redes sociais, ‘fake news’, meu repúdio. São atos de desumanidade. À reprodução do texto: ‘Após um cansativo dia de meditação e trabalhos em um templo budista, um recém-iniciado procura seu experiente mestre e informa que tem algo para lhe […]

De olho no judiciário

Com base numa ação direta de inconstitucionalidade (adin), o judiciário paulista determinou, em 2016, a revogação de alguns benefícios dos servidores municipais de Guarujá. O corte desses ‘benefícios’, na verdade direitos adquiridos e garantidos pelo estatuto do servidor, por meio da lei municipal 135-2012, trouxe enormes perdas ao funcionalismo. O judiciário paulista classificou de ‘aberração […]