
Sinpospetro-RJ em ação: Outubro Rosa e campanha salarial
O Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ) segue atuante em duas frentes fundamentais: a defesa da saúde e da vida das trabalhadoras, com as ações do Outubro Rosa, e a luta por conquistas econômicas e sociais, por meio das assembleias que irão definir o acordo coletivo da categoria.
Outubro Rosa
Na última sexta-feira (17), o sindicato sediou um encontro sobre a saúde da mulher, realizado em parceria com o Sindicato dos Frentistas de Niterói (Sinpospetro-Niterói). A atividade reforçou a importância da Campanha Outubro Rosa, que conscientiza sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
O presidente do Sinpospetro-RJ e da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro), Eusébio Luis Pinto Neto, destacou o papel do sindicato na disseminação de informações e no incentivo ao cuidado:
“Outubro é um mês de prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero, doenças que afetam muitas mulheres da nossa categoria. O autoexame é fundamental para o diagnóstico precoce, que aumenta as chances de recuperação”, afirmou.
A diretora do Sinpospetro-Niterói, Renata Lucas, ressaltou que a conscientização é uma forma de salvar vidas:
“Levando informações, a gente salva vidas. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura. Por isso é importante que toda a população se engaje na Campanha e leve para dentro de casa a conscientização sobre o autoexame e o acompanhamento médico.”
A secretária do Sinpospetro-RJ, Marina Silva, responsável pela organização do evento, lembrou que muitas mulheres já foram diagnosticadas precocemente graças às ações promovidas pelo sindicato:
“É muito gratificante fazer parte desse trabalho. Conscientizar, incentivar o cuidado e a realização de exames faz toda a diferença. Que as mulheres mantenham o cuidado com a saúde durante todo o ano.”
Mobilização pela valorização da categoria
Além da agenda de saúde e prevenção, o Sinpospetro-RJ convoca os trabalhadores e trabalhadoras de postos de combustíveis e lojas de conveniência dos 41 municípios representados pela entidade para participarem das assembleias extraordinárias que irão deliberar sobre a ratificação do acordo coletivo com a entidade patronal.
Após oito rodadas de negociações, a proposta apresentada inclui:
- Reajuste salarial de 6,72%;
- Aumento de 15% no vale-alimentação, que passaria a ser de R$ 352,54;
- Abono salarial de 9%;
- Desconto de vale-transporte limitado a 3%;
- Ampliação da estabilidade pré-aposentadoria de 12 para 18 meses;
- Manutenção do seguro de vida em grupo.
As assembleias serão realizadas em duas datas:
- Sábado (25/10), às 11h (primeira chamada) e 12h (segunda chamada), na subsede do Sinpospetro-RJ em Volta Redonda (Rua 4, nº 122, Conforto);
- Segunda-feira (27/10), às 14h (primeira chamada) e 15h (segunda chamada), na subsede de Duque de Caxias (Rua Marechal Bento Manoel, 25, Jardim 25 de Agosto).
Caso aprovado, o acordo coletivo garantirá que os novos valores de pisos e benefícios já sejam aplicados na folha de pagamento de outubro.
Compromisso com a categoria
As ações do Sinpospetro-RJ — tanto na defesa da saúde e da vida, quanto na busca por melhores condições de trabalho e remuneração — demonstram o compromisso da entidade com a categoria.
“Estamos mobilizados por um sindicato que cuida das pessoas em todas as dimensões: saúde, dignidade e valorização profissional”, resume Eusébio Luis Pinto Neto.
Leia também:
Frentistas: justiça tributária no Senado e unidade sindical em Santa Catarina






















