PUBLICADO EM 17 de jan de 2019
COMPARTILHAR COM:

Exposição fotográfica dos 86 anos do Sindicato vai até 15 de fevereiro

Vai até 15 de fevereiro, de segunda a sexta, das 9 às 16h, a Exposição Fotográfica “86 Anos de Lutas e Conquistas” na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade.

Fotos: Jaélcio Santana

por Val Gomes – A abertura desta ação cultural ocorreu nesta quinta, 17 de janeiro, com um expressivo público formado por trabalhadores metalúrgicos, dirigentes sindicais, estudantes, aposentados, líderes políticos, jornalistas da mídia alternativa e fotógrafos.

O presidente do Sindicato, Miguel Torres, conduziu uma homenagem a todos os trabalhadores e dirigentes metalúrgicos que construíram esta história de 86 anos e lembrou importantes conquistas do movimento sindical para a classe trabalhadora como o 13º salário e a redução da jornada de trabalho.

Foto: Jaélcio Santana

“Resgatar a história do Sindicato, desde quando foi fundado em 27 de dezembro de 1932, e do movimento sindical é fundamental para mostrar que as lutas do passado foram importantes para as conquistas de direitos que atualmente estão sob ameaça de serem extintos”, diz Miguel Torres, que também preside a Força Sindical e a CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos).

Fatos históricos – Em 17 de janeiro de 1976, o metalúrgico Manoel Fiel Filho foi morto pela ditadura militar. Em sua homenagem, o Sindicato também celebra nesta data o Dia do Delegado Sindical Metalúrgico.

Entre as fotos expostas, há uma imagem de Manoel Fiel Filho, com o telegrama de protesto do Sindicato enviado ao governo militar exigindo apuração dos fatos e punição aos culpados.

As 86 fotos em exposição retratam também greves, assembleias, mobilizações, eventos históricos e a construção do patrimônio da categoria metalúrgica. Vale a pena visitar o Sindicato e conferir.

Exposição: de segunda a sexta, das 9h às 16h, até 15 de fevereiro de 2019. Entrada gratuita. Local: sede do Sindicato (Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo).

Leia também: Arte de rua em Sampa; São Paulo tem StreetArt 155

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS