PUBLICADO EM 08 de jul de 2022
COMPARTILHAR COM:

Ex-primeiro ministro do Japão é assassinado em evento para eleições parlamentares

Shinzo Abe discursava diante de uma estação de trem em Nara quando foi baleado e morreu. Motivações do crime ainda não são conhecidas

Abe, de 67 anos, foi o primeiro-ministro da história do Japão com mandato mais longevo do país – Foto: Kremlin.ru / CC

O ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, morreu após ter sido baleado nesta sexta-feira (8), durante um evento de campanha para eleições parlamentares. Abe, de 67 anos, foi o primeiro-ministro da história do Japão com mandato mais longevo do país. Ele discursava diante de uma estação de trem em Nara, no oeste do país, quando dois tiros foram disparados.

Um homem que estava atrás de Abe abriu fogo com uma arma aparentemente caseira, conforme a imprensa do Japão. Ele foi detido por forças de segurança em seguida. Ainda não há informações sobre a motivação do atentado.

Fumio Kishida, atual primeiro-ministro japonês, condenou o ataque, e líderes internacionais expressaram choque diante do atentado. No Japão, a violência política é rara e armas de fogo são rigidamente controladas.

“Este ataque é um ato de brutalidade que aconteceu durante as eleições – o fundamento da nossa democracia – e é absolutamente imperdoável”, declarou Kishida.

O homem suspeito de atirar em Shinzo Abe disse à polícia que estava descontente com o ex-primeiro-ministro japonês e pretendia matá-lo, disse a emissora nacional NHK, citando a polícia.

O ex-premiê foi atacado durante campanha eleitoral para a Câmara Alta do parlamento. As eleições estão marcadas para o próximo domingo (10).

“Qualquer que seja o motivo [do ataque], um ato bárbaro como este não pode ser tolerado e nós condenamos com firmeza”, disse o secretário-chefe do gabinete japonês, Hirokazu Matsuno. O governo anunciou a criação de um grupo para investigar o ataque. O embaixador americano no Japão, Rahm Emanuel, disse estar “entristecido e emocionado” com o acontecimento.

Leia também: Citado por Bolsonaro para minimizar pandemia, Japão tem projeção de 400 mil mortes por covid-19
Abe foi o mais longevo premiê da história do Japão. Ele esteve no poder durante quatro mandatos, de 2006 a 2007, e depois durante oito anos ininterruptos, de 2012 a 2020, até renunciar por motivos de saúde.

Da ala conservadora da política japonesa, Abe ficou conhecido no exterior pela estratégia de recuperação econômica batizada de Abenomics, na qual mesclava flexibilização monetária, grande reativação do orçamento e reformas estruturais.

Com Brasil de Fato e UOL

Fonte: Rede Brasil Atual

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS