PUBLICADO EM 26 de fev de 2021
COMPARTILHAR COM:

Escritora Carolina Maria de Jesus ganha título de doutora honoris causa da UFRJ

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Consuni/UFRJ) concedeu, nesta quinta-feira (25) o título póstumo de doutora honoris causa para a escritora Carolina Maria de Jesus, que faleceu em 1977.

A titulação, que significa “por causa de honra”, reconhece aquelas personalidades com destaque na sociedade por suas virtudes e atitudes, independentemente da instrução educacional. Os agraciados com o título passam a ser reconhecidos igualmente àqueles que concluíram um doutorado acadêmico.

Carolina de Jesus foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e é considerada uma das mais importantes escritoras do país. A autora viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na Zona Norte de São Paulo, sustentando os três filhos como catadora de papéis. Em 1958, teve seu diário publicado sob o nome Quarto de Despejo, após ter seus textos conhecidos pelo jornalista Audálio Dantas. Carolina de Jesus era também compositora e poetisa.

Quarto de despejo

A obra . Sucesso de público e de crítica, a obra é considerada uma dos mais importantes do Brasil. Em 2020, o “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada” completou 20 anos desde a sua publicação. O título vendeu mais de 1 milhão de cópias e foi publicado em mais de 40 países.

Nele, em formato de diário, a autora mineira narra sua saga na busca de garantir a própria sobrevivência e dos filhos trabalhando como catadora de papéis e, também, o cotidiano na favela.

Reconhecimento

O título concedido gerou repercussão muito positiva na imprensa e na sociedade brasileira. Em seu Facebook, o presidente da CTB, Adilson Araújo, disse:

Tarda, mas não falha!
Merecido reconhecimento a concessão do título a escritora Carolina de Jesus, de Doutora Honoris Causa pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Carolina Maria de Jesus foi uma escritora, compositora e poetisa brasileira, conhecida por seu livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada” publicado em 1960. Carolina de Jesus foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e é considerada uma das mais importantes escritoras do país.
Ouça aqui Carolina Maria de Jesus:

Com informações de Brasil de Fato

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS