PUBLICADO EM 24 de nov de 2017
COMPARTILHAR COM:

5º Congresso da entidade definirá os rumos e enfrentamentos dos Aposentados

Encontro nacional acontece de 28 a 30 de novembro no Centro de Integração e Valorização do Idoso (CIVI), em Americana/SP De 28 a 30 de novembro, cerca de 1000 representantes, de 80 subsedes em todo o Brasil, estarão reunidos no Centro de Integração e Valorização do Idoso (rua Major Rehder, 650) na cidade de Americana, interior do Estado de São Paulo para o 5º Congresso do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, maior entidade da categoria na América Latina.

Congresso que acontece em meio a um período de transformações nos direitos sociais, que ainda poderão sofrer outras grandes alterações com a Reforma da Previdência. Sob esse contexto, os desafios para os representantes de todo país são os de compreender as mudanças e, ao mesmo tempo, encontrar alternativas para defender e assegurar os direitos da população idosa brasileira.

Além de lideranças políticas e sindicais de todo o Brasil, o evento contará com a participação de Carlos Gabas, ex-Ministro da Previdência Social, que ministrará palestra sobre as perspectivas do sistema previdenciário caso aprovada a reforma pelo Congresso Nacional. Gabas é bacharel em ciências contábeis e pós-graduado em Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá em Alcalá de Henares, Espanha.

Ampliando o debate sobre a Reforma da Previdência, o Congresso também com a presença de Leonardo Gadelha, presidente do INSS, que debaterá sobre a Reforma da Previdência, apresentando a visão do governo. Gadelha tem 41 anos, é pós-graduado em administração de empresas pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, e em gestão financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Ele é também mestre em gestão pela Universidade de Brasília (UnB).

LUTA POR UM BRASIL MELHOR
Ainda que constituído por cidadãos que já encerraram seu ciclo de trabalho, o Sindicato não se restringe a lutar por direitos dos aposentados, pensionistas e idosos. Sua atuação é muito mais ampla, compreende também os trabalhadores que estão na ativa que, frente às mudanças trabalhistas, encontrarão muitas adversidades para aposentarem-se.

Assegurar uma vida digna aos idosos é indissociável aos direitos dos cidadãos que estão na ativa. Por isso, com a reforma trabalhista, já aprovada e em vigor desde 11 de novembro; e a da Previdência, em pauta no Congresso Nacional, a questão que se verticaliza diante de todos os brasileiros é: – Como será o Brasil para as futuras gerações?

Além das discussões da reformas e alterações nas leis, que integram o plano macro do debate, outro eixo a ser tratado durante o Congresso se estabelece nas estratégias e ações para o fortalecimento interno do Sindicato dos Aposentados em todo território nacional.

O desafio dos novos representantes do Sindicato dos Aposentados para os próximos cinco anos será o de conciliar a expansão territorial, por meio da abertura de novas sedes, e a ampliação do número de sócios, mas de uma maneira sólida, com a realização de trabalhos consistentes desenvolvidos em cada base.

Este Congresso acontece em um período de grandes alterações na legislação e também quanto ao perfil da sociedade brasileira, momento extremamente necessário para se debater, traçar metas e definir os rumos que a entidade seguirá sob esse novo país que emerge, mas que ainda mantém profundos problemas sociais.

Programação do 5º Congresso do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos

Local: Centro de Integração e Valorização do Idoso (CIVI)
Rua Major Rehder, 650 – Vila Rehder
Americana/SP

28 DE NOVEMBRO | TERÇA
15 horas – Credenciamento
16 horas – Abertura / Pronunciamentos
18 horas – Jantar dançante

29 DE NOVEMBRO | QUARTA
9 horas – Assembleia para aprovação da Comissão Eleitoral do Pleito
10 horas – Debate Previdência Social
12h30 – Almoço
14 horas – Debate: Organização Sindical
16 horas – Encontro com advogados ligados ao Sindnapi
18 horas – Confraternização

30 DE NOVEMBRO | QUINTA
8 horas – Assembleia Geral Extraordinária de Prestação de Contas do Mandato 2013-2018
10 horas – Discussão e aprovação das teses do Congresso
11 horas – Eleição e posse
12 horas – Encerramento

Leia também: Concurso Público Unificado será realizado em 180 cidades em 2024

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

  • Pedro Santos Rodrigues

    Para ter uma reforma justa e tira a previdência da crise sem tirar direito é preciso tributa os altos salários. Exemplo quem ganha até 05 salário não paga acima de cinco até 10 paga 15 porcento acima 10 salário pagar 25 porcento. Aí vai sobrar até dinheiro sem prejudicar os trabalhadores e os aposentados. .

  • Clebion Eli Miranda

    Sem dúvida, todo momento de “crise” política, econômica financeira e social está por exigir de cada de todos/as nós coletivamente reações, propostas e ações pertinentes. E sobremaneira em se tratando de instituições consolidadas como, por bem exempleficar-se, o nosso maioral Sindicato, ora, em Congresso Nacional estatutário e com vistas a eleição em marcha. Cuja colegas afins e componentes desta nossa desfechada direção-mor, colegiadamente, terão à frente os desafios inerentes e a incumbência de, após vencer o pleito eleitoral (interna corporis), de vir também convencer já em seguida e continuadamente. Spernaod assim todas as perspectivas, anseios e confiança consignada pelo conjunto sindicalizado. Participante e que interage efetivamente, em todas as instâncias e departamentos orgânicos para com o crescimento, em revigoramento inclusivo ao fortalecimento de nosso pioneiro, ousado & portentoso Sindnapi. Sendo que todos estes companheiros/as devem, sim e inclusive, destinar suas contas bancárias aos proventos mensais movimentados por outros agentes (agências) similares, dentre si, para o nosso sistema integrado Sicoob – Bancoop/Coopernapi, já, imediatamente, e sem mais tempo e/ou delongas. Deixando de cliente, lá; para se tornar cotista, cá. Responsável, solidarista integrante. Ou seja, consequentemente mesmo! E ademais, opino e sugiro coletivamente aqui que, enquanto não conseguirmos, ainda, o devido espaço acalentado por uma Secretaria Especial (com estatus ministerial) no governo federal; devemos buscar este estratégico e possível encargo junto dos governos estaduais, e, por consequência (sob escalas afindas dentres estes entes executivos) também nos municipais/federativos. Exitosamente! Com saudações afirmativas sindicais fraternas, e sempre avante nas lutas, resistência, às conquistas, reivindicações e aos avanços inerentes — por um País maior e uma Nação igualitária, de direito e fato, inclusivamente-nos! Abraços solidaristas e até logo mais, em nosso Congressão, C. Eli Miranda – Taubaté – RMVale, SP’resente, juntos ao propositado e bom debate (s), também.

  • Mateus Correa Silva

    Parabéns pela programação do 5° Congresso.
    Teremos vários Debate com temas relevantes aos nossos problemas.

QUENTINHAS