PUBLICADO EM 11 de out de 2025

Sindicalista José Abreu Jack toma posse como vereador em Caxias do Sul

José Abreu Jack , metalúrgico, assume como vereador na idade de Caxias do Sul-RS

José Abreu Jack , metalúrgico, assume como vereador na idade de Caxias do Sul-RS

O dirigente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, José Abreu Jack, assumiu oficialmente o mandato de vereador na Câmara Municipal de Caxias do Sul, durante a sessão ordinária realizada na última terça-feira (7).

Jack, primeiro suplente do PDT, ocupa a vaga deixada por Rafael Bueno, que se licenciou do cargo parlamentar para assumir a Secretaria Municipal da Saúde no início da semana. Nas eleições municipais de 2024, Jack recebeu 1.304 votos e, desde janeiro deste ano, vinha atuando à frente da Secretaria Municipal da Habitação.

Após prestar juramento à Lei Orgânica do Município, o novo vereador afirmou que seu mandato será pautado pelo diálogo, transparência e compromisso com os serviços públicos de qualidade. Em seu primeiro discurso no plenário, destacou que pretende concentrar esforços na geração de empregos e no fortalecimento de áreas estratégicas como educação, saúde e segurança pública.

“Queremos transformar a cidade em um lugar ainda melhor para viver”, declarou Jack.

A posse foi saudada por lideranças sindicais. O presidente nacional da CSB, Antonio Neto, parabenizou o novo vereador e ressaltou a importância de ampliar a presença de trabalhadores nos espaços de decisão política.

“A ascensão do companheiro Jack é uma vitória da classe trabalhadora. É fundamental que cada vez mais representantes legítimos, com sua história de luta e conhecimento das reais necessidades do povo, ocupem postos nas casas legislativas e no Executivo. Isso fortalece a democracia e garante que a voz do trabalhador seja ouvida”, afirmou Neto.

O dirigente sindical tem reforçado nas plenárias da CSB realizadas nos estados a necessidade de o movimento sindical se organizar e mobilizar para as eleições de 2026, com o objetivo de ampliar a representatividade da classe trabalhadora nos cargos eletivos.

Na área da educação, Jack defendeu a expansão do ensino em tempo integral, destacando que a medida permite que pais e mães possam trabalhar com mais tranquilidade, sabendo que seus filhos estão seguros e recebendo educação de qualidade.

COLUNISTAS

QUENTINHAS