A Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) realiza, neste mês de julho, a 7ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. Em abril do ano passado, a Lei 14.328 oficializou o período como Mês Nacional de Combate a esse tipo da doença. A campanha pretende conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce, de modo a evitar o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometem funções vitais dos pacientes, como a fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição.
A assessora jurídica da ACBG Brasil, Ana Paula Guedes Werlang, disse à Agência Brasil que a campanha chama a atenção da população para esse câncer, que é pouco falado e, por isso, não tem abertura para as pessoas compreenderem a importância da identificação e do diagnóstico precoce”. O tema escolhido para a campanha de 2023 é “Seu corpo, suas regras”. Segundo Ana Paula, a escolha se baseou no fato de que “todo desdobramento é decorrência da nossa escolha. E, por ser um câncer 80% curável, um diagnóstico precoce significa que, se fizermos escolhas bem acertadas, com certeza não faremos parte da estatística de óbitos”.
A ACBG Brasil vai mobilizar uma rede de voluntários para que a campanha deste ano esteja presente em todos os estados do país, com ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, das quais participarão pacientes, profissionais de saúde, autoridades e integrantes da sociedade civil. Pelas redes sociais (instagram @acbgbrasil e facebook @acbgbrasil), será possível acompanhar as iniciativas e apoiar a campanha, bem como pelo site da associação.
Voluntário
Vitor Gomes operou um tumor na laringe em 2007, no Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão do Ministério da Saúde. “Já são 16 anos laringectomizado. Ainda continuo sendo paciente do Inca”, disse. Ele ficou dez anos aposentado e voltou a trabalhar este ano, em uma empresa que presta serviços à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Vitor atua como voluntário na ACBG Brasil e coordena o Grupo de Acolhimento ao Paciente Laringectomizado do Rio de Janeiro, também conhecido como Grupo de Acolhimento a Pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço (GAL RJ). “Estou superbem, reabilitado, confortável, graças a Deus”, assegurou.
Vitor Gomes lembrou que o objetivo da campanha do Julho Verde é chamar a atenção das pessoas que acham que uma rouquidão por mais de 15 dias é normal. “Não é. É preocupante, e a pessoa tem que procurar um especialista”. O mesmo ocorre em relação a uma dor na garganta que é persistente. “Também é um sintoma clássico (de câncer). Já é um sinal para você se preocupar. A mesma coisa é quando você tem dificuldade de engolir”. Gomes reiterou que o autocuidado “é saúde, é sobreviver, é saber viver com saúde. Um diagnóstico precoce evita mil danos à saúde e o sofrimento”.
Número crescente
O Inca estima para o triênio 2023/2025 o surgimento de cerca de 40 mil casos novos de cânceres de cabeça e pescoço por ano, no país. O chefe do Serviço de Cabeça e Pescoço do Inca, cirurgião oncológico Fernando Dias, observou que esses dados têm de ser considerados subavaliados, porque o Registro Nacional de Câncer não consegue listar todos os casos tratados na rede pública e privada de saúde. Isso ocorre também porque, nas regiões Norte e Nordeste e em algumas áreas do Sul, existem falhas nessa comunicação. Por isso, afirmou que as previsões publicadas pelo Inca são mais reflexo da realidade na Região Sudeste e não do Brasil como um todo. “A gente tem sempre que considerar esses números subavaliados. É bem mais do que isso, muito provavelmente”.
Segundo o médico, como grande parte dos brasileiros não tem acesso à informação, o Julho Verde visa a disseminar as formas de prevenção, os sinais e sintomas que levam à suspeita desses tumores, que vão permitir um diagnóstico precoce. Dias destacou que no final da década de 70, para a grande maioria dos diagnósticos de câncer de boca, 70% dos pacientes encaminhados para o Inca já estavam com sintomas avançados da doença. “No início do novo século, vários trabalhos que foram feitos, inclusive levantamentos com dados desses registros do Inca, da Fundação Oncocentro de São Paulo, mostraram que essa realidade não mudou”.
Segundo o especialista, existe muita falta de informação, inclusive entre os médicos generalistas que atendem nos ambulatórios gerais. “Porque, em pleno século 21, doentes com câncer de boca, que você não tem a menor dificuldade em identificar, continuam chegando, em sua grande maioria, em estado avançado”. Afirmou que tratar um doente em fase inicial da doença faz toda a diferença. “As chances de controle e de cura são muito maiores, as consequências do tratamento são muito menores”.
Sinais
O carro-chefe da especialidade no Inca é o tratamento de tumores da área chamada de trato aerodigestivo superior, que envolve boca, faringe (ou garganta) e a laringe, onde estão as cordas vocais. “Qualquer ferida na boca ou na garganta que perdura por mais de 15 dias tem que ser vista por alguém que vai avaliar e, em última análise, fazer biópsia”. Em relação à laringe, o sinal mais frequente é a rouquidão. Qualquer tipo de alteração nas cordas vocais vai alterar o padrão de voz do paciente. Em momento posterior, se o câncer estiver mais avançado, o doente vai começar a sentir falta de ar ou, se a lesão também acometer a faringe, ele pode ter dificuldade de deglutir, ou seja, dor ao deglutir e dificuldade de engolir. “Essas coisas todas chamam a atenção”.
Outro sítio comum de tumores é a pele exposta: a pele da face e do couro cabeludo, principalmente se o paciente for calvo. Tendo em vista que o Brasil é um país próximo ao trópico, onde a população vive exposta às radiações solares e muita gente anda sem proteção, qualquer tipo de ferida ou nódulo na pele que não existia tem que ser visto por um especialista, no caso um dermatologista.
Quanto ao tumor de tireoide, glândula localizada na parte anterior do pescoço, Fernando Dias destacou que nos anos recentes foi inserido no check up um exame importante para avaliar alterações nesse órgão, que é o ultrassom. Além de ser um exame de baixo custo, o ultrassom pode ser realizado em qualquer situação do paciente. Esse exame fez com que se entendesse que a doença nodular da tireoide, que é a manifestação principal do câncer da tireoide, era mais frequente do que se imaginava. O ultrassom permite que os nódulos sejam diagnosticados até antes deles serem clinicamente identificáveis.
O nódulo desse tipo de câncer cresce muito lentamente entre os 20 e os 55 anos de idade e não interfere na função da glândula. Os sinais que podem elevar a suspeita de um nódulo na tireoide é que ele apresente crescimento desproporcional em período relativamente curto ou um nódulo que metastiza para os gânglios linfáticos do pescoço, e o paciente percebe que tem também caroços nessa região.
Fatores de risco
Em todos os tipos de câncer de cabeça e pescoço, a solução indicada é a cirurgia, principalmente, disse Fernando Dias. O chefe do Serviço de Cabeça e Pescoço do Inca disse que a grande ênfase que deve ser dada à campanha do Julho Verde é o combate aos fatores de risco aos cânceres dessas regiões, que são o tabagismo e o etilismo (consumo de álcool), associados à má higiene oral, ou má conservação dos dentes, e má alimentação. Dias comentou que a boa alimentação deve privilegiar o consumo de carne branca, principalmente de peixe, a chamada carne magra, além de frutas, legumes e verduras. “Essa é uma alimentação que vai conter determinadas vitaminas e determinadas substâncias que exercem papel protetor na mucosa como um todo”.
Fonte: Agência Brasil
Leia Também:
EBC anuncia Plano de Demissão Voluntária
Orçamento de 2018: Congresso aprova previsão de gastos de R$ 3,57 trilhões
Terrorismo: 13 morrem e 15 ficam feridos em ataque de homem-bomba na Somália
Um ano para mudarmos o País!
Mulheres poderão ocupar cargos de oficiais da Marinha
Ensaio fotográfico incentiva a adoção de cães e gatos em Belém
O país que queremos!
Reforma da Previdência pode comprometer reeleição?
Gênero: jovem negra tem 2 vezes mais chances de ser morta no Brasil, diz relatório
Reforma da Previdência pode comprometer reeleição?
O País que queremos!
Fórum Mundial buscará alternativas para garantir água a futuras gerações
ONU: mulheres usa internet para combater feminicídio na América Latina e Caribe
Cresce oito vezes número de mulheres em presídio no Brasil em 17 anos
Rio: justiça do Trabalho suspende 1.200 demissões da Estácio
5 milhões de crianças não tem registro na África Subsaariana, diz Unicef
“Juros ainda são muito altos e precisam cair mais”, afirmam CTB e Força Sindical
Dois morreram em confronto após prisão de Rogério 157
“É necessário que a economia do país reaja”, diz Luiz Carlos Miranda
Inflação desacelera em novembro e é menor para famílias com renda mais baixa
Pesquisa do IBGE mostra que expectativa de vida do brasileiro subiu para 75,8 anos
Na cidade de SP 40% das crianças de até 6 anos moram em bairros com piores índices sociais
Sindicalistas devem participar da construção de políticas públicas
Lista de espera: 904 mil cirurgias eletivas estão em fila do SUS, aponta CFM
No ABC, número de ações trabalhistas cai 93% após reforma
Classe C não usa Facebook para mobilização política, mas a rede motiva o jovem pobre a ler e escrever, diz[…]
Brasil tem redução de 5,2% na taxa de detecção de casos de aids, diz ministério
Trabalhadores de origem japonesa ganham quase três vezes mais do que negros e pardos, diz estudo do IPEA
Eleição 2018: eleitor deve votar na agenda anticorrupção, dizem Procuradores da Lava Jato
Federações sindicais questionam no STF contrato intermitente
Sindicatos apoiam aumento de Iss no porto, em Santos
‘Capitães da Areia’: o livro queimado pelo Estado Novo
Como a invenção da geladeira mudou a história – e a forma como fazemos comércio
“A Reforma da Previdência tem de valer para todos os setores sociais”, diz João Inocentini
Idosos mortos em acidente no Chile eram Tesouros Humanos Vivos da Unesco
A propagada retomada da economia não existe
ONU: 145 mil toneladas de lixo orgânico são despejadas por dia em aterros na América Latina
OIT diz que há mais de 70 milhões de jovens desempregados no mundo
Não há representatividade se não houver Sindicato
Estatísticas que iluminam
Estudo mostra que café pode ser sustentável e manter rentabilidade
Dieta que une açúcar e gordura causa mais danos ao organismo
Temer e Rodrigo Maia discutem reforma da Previdência durante reunião no Alvorada
Festival Favela agita o Mês da Consciência Negra na capital paranaense
Negação familiar impede que doações aumentem no Brasil
Maioria dos brasileiros apoia direitos humanos e rejeita “estado mínimo”, diz pesquisa
Presidente da CSB critica MP 808: Atende ao loby que sonha em substituir a negociação coletiva pela individual
Governo edita MP que muda pontos da reforma trabalhista
Inflação em baixa não é sentida pela classe trabalhadora
OMS alerta: cerca de 205 milhões de mulheres têm diabetes no mundo
Um Engov antes de uma leitura obrigatória: a entrevista do ministro do TST
Dezembro Vermelho: lei institui campanha nacional de prevenção ao HIV/aids
ONU lança campanha no Brasil para alertar sobre violência contra negros
“Redução da desigualdade começa com políticas voltadas à infância”, defendem especialistas
Inflação em São Paulo sobe 0,32%, aponta Fipe
DIREITOS: Doenças iniciadas antes da filiação de segurado à Previdência não dão direito a auxílio-doença
São Paulo pode sediar o primeiro hospital chinês da América Latina
Estudo indica que desigualdade de gênero aumentou no mundo
Contra fraudes no seguro-defeso, dirigente da CSB cobra recadastramento prometido pelo governo
Hepatites virais é tema de debate durante cúpula mundial em São paulo
Valorizar o salário mínimo
Malandragem empresarial
30 de Outubro – Dia do Comerciário!
Novas regras para adoção só dependem de sanção presidencial
Milhares marcham em Barcelona contra declaração de independência
Dia Nacional do Ciclista deverá ser comemorado em 19 de agosto
Postos de vacinação da zona norte de SP abrirão no fim de semana
A evolução dos Esportes Equestres e o emprego
Juiz de Manaus suspende leilão de partilha de blocos do pré-sal
Tempo indeterminado: 14 parques fecham como medida contra febre amarela, na capital paulista
Combate a febre amarela ganha mais 19 UBS’s para vacinação em São Paulo
Ministério vai integrar informações sobre oferta de medicamentos em todo o país
Pesquisa aponta que brasileiro tem mais consciência de sua responsabilidade social
Por juros baixo, centrais sindicais protestam em frente ao BC em São Paulo
Precisamos superar a dicotomia entre esquerda, direita e centro, na política, afirma Aldo Rebelo
As seis pernas da formiga obreira
Pesquisa Fipe indica reajustes com maior alta real desde 2013
Percepção de pouco risco de doenças faz jovens não se protegerem durante o sexo
No Peru, Congresso aprova uso medicinal da maconha
Charges críticas de Gilmar despertam a esperança em um futuro melhor
“Mudança de regra no combate ao trabalho escravo pode provocar retrocessos”, diz OIT
Nem completo nem nutritivo: especialistas rejeitam comida para pobres de Doria
Igualdade entre homem e mulher pode agregar US$ 28 trilhões ao PIB até 2025
Em 2018 vencerá aquele que representar inclusão
Por um Brasil mais justo!
Petroleiros afirmam à Petrobras que proposta de acordo é inaceitável e esta fica em silêncio
Opinião de Lula: Verdade e democracia
Inflação para idosos sobe e acumula 3,53% em um ano
Ministro diz que novos contratos de trabalho vão gerar 2 milhões de empregos
Quatro em cada mil adolescentes serão mortos antes de atingir os 19 anos
Verdade e democracia
36% dos brasileiros com mais de 50 anos ainda trabalham
OMS inicia amanhã 2a maior campanha de vacinação do mundo contra o cólera
Rádio Peão Brasil
“Outubro Rosa”: prevenir para salvar!
Apostador de Guarulhos ganha sozinho a Mega-Sena; prêmio é de R$ 22 milhões
Milhares de pessoas se manifestam em Barcelona em defesa da unidade da Espanha
Trabalhadores aceitam proposta e encerram greve nos Correios