PUBLICADO EM 12 de dez de 2017
COMPARTILHAR COM:

Ensaio fotográfico incentiva a adoção de cães e gatos em Belém

Por Paula Barbosa

Sob as lentes do fotógrafo Oswaldo Forte e olhares atenciosos da equipe do Centro de Controle de Zoonoses, 14 cães e gatos estrelaram um ensaio fotográfico pra lá de animado para a promoção da próxima feira de adoção. Filhotes e adultos se divertiram com adereços natalinos para mostrar o quanto estão cheios de amor e ansiosos por um lar.

O ensaio, realizado no próprio Centro de Controle de Zoonoses, mobilizou servidores, que se juntaram para a confecção dos adereços e organização do cenário. “É uma experiência muito legal e só aumenta a nossa expectativa para a próxima feira. Nós fazemos isso pelo bem dos animais e temos a certeza que alguma família vai ver as fotos e vai se sensibilizar e ver que é muito bom ter um animal, independente da raça. Ficamos muito felizes e otimistas com esse ensaio”, destacou a médica veterinária do CCZ, Márcia Alves.

O tema escolhido, o Natal, está ligado não só ao período festivo, mas com a todos os sentimentos que essa época reflete. “Sem dúvida alguma o mês de dezembro é o que mais desperta o sentimento de fraternidade entre as pessoas. É um mês oportuno para recomeçar. E é esse recomeço que muitos cães e gatos saudáveis recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses aguardam a cada feira de adoção promovida”, disse Sérgio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. Ao todo, já foram realizadas 22 feiras com média de 30 adoções em cada edição.

E foi essa oportunidade de fazer diferente e o amor pelos animais que mobilizou o fotógrafo Oswaldo Forte a fazer as fotos no CCZ. Com 30 anos de experiência em fotografia, Oswaldo não esconde a paixão que tem pelo seu cachorro e conta que em um determinado período, sua mãe chegou a ter 30 gatos. “Minha mãe, pequenina, chegou a enfrentar um carroceiro na rua que estava maltratando um burro. Então, esse respeito e cuidado com animais sempre esteve presente em casa. Hoje, é gratificante fazer essas fotos e ver que esses cães e gatos estão ganhando uma nova chance. O principal objetivo é chover pedido de adoção no CCZ”, afirmou.

De acordo com o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Altevir Lopes, são recolhidos animais que estão em locais públicos e que possuem suspeita de alguma zoonose (doenças transmitidas pelos animais aos homens), como leptospirose, leishmaniose e raiva. “Esses animais fazem exames e ficam em observação. Quando o resultado é negativo para as doenças suspeitas, eles são avaliados e disponibilizados para adoção”, explicou Altevir.

As fotos do ensaio fotográfico ficarão disponíveis em um álbum na página oficial da prefeitura no Facebook. Todos os animais doados pelo CCZ saem vacinados contra a raiva, vermifugados, com boas condições de saúde e já com guia para castração ou castrados, dependendo da idade. A próxima feira de adoção está agendada para o dia 17 de dezembro, de 8h às 13h, na Praça Batista Campos.

Para adotar um cão ou gato, além das feiras de adoção, o interessado pode procurar o CCZ, localizado na avenida Augusto Montenegro, km 11, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. É necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência.

Todos os cães e gatos do ensaio estarão disponíveis para adoção no dia 17.

Fonte: Fotos Públicas

Foto: Oswaldo Forte

Foto: Oswaldo Forte

Foto: Oswaldo Forte

Foto: Oswaldo Forte

Foto: Oswaldo Forte

Foto: Oswaldo Forte

Foto: Oswaldo Forte

Leia também: Abril Laranja: mês da conscientização contra a crueldade animal

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

  • rita de cassia vianna gava

    Que bonito!enfim alguém lembrou da nacessidade de cuidar dos animais. Espero que aconteça muitas adoções por pessoas boas e responsáveis

QUENTINHAS