PUBLICADO EM 02 de out de 2020
COMPARTILHAR COM:

IBGE aponta estabilidade no mercado de trabalho em setembro

Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

O cenário foi de estabilidade na maioria dos indicadores do mercado de trabalho entre os dias 6 e 12 de setembro aponta a edição semanal da PNAD COVID19, divulgada hoje (2) pelo IBGE. “A população ocupada permaneceu estável, em 82,6 milhões de pessoas, após ter apresentado variações positivas nas últimas três semanas. A população desocupada também ficou estável”, destaca a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira. Com isso, a taxa de desocupação ficou em 14,1%.

Houve queda de 4,5% no número de pessoas que não procuraram trabalho mas gostariam de trabalhar, passando de 27,3 milhões para 26 milhões. Também diminuiu o contingente de pessoas que não procuraram trabalho devido à pandemia ou por falta de trabalho na localidade. Eram 17 milhões na primeira semana de setembro e passaram a ser 16,3 milhões.

Outro grupo que teve queda foi o de pessoas que, devido ao distanciamento social, foram afastadas do trabalho, passando de 3,4 milhões para cerca de 3 milhões. Já as pessoas que estavam trabalhando de forma remota foram estimadas em 8,2 milhões. “O percentual da população que vinha trabalhando remotamente permanece estável, na casa dos 10,7% nessas últimas três semanas”, diz a pesquisadora.

Fonte: IBGE

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS