PUBLICADO EM 30 de set de 2020
COMPARTILHAR COM:
Colunista Eliseu Silva Costa

Mobilização contra a crise

A Campanha Salarial deste ano vem ganhando força a cada dia. No último dia 24 de setembro, por força das circunstâncias, fizemos a entrega de Pauta de forma on-line para os grupos patronais com os quais negociamos na FIESP.

É a primeira vez que isso acontece. Nos anos anteriores, nossos sindicatos se faziam presentes em plena Avenida Paulista, em São Paulo, com suas reivindicações para a categoria em um ato de demonstração de força junto com a entrega da pauta, que também sempre foi presencial.

Nos reinventamos na entrega de pauta. Mas, o mais importante, é o que vem ocorrendo nas fábricas.

Cada vez mais temos observado uma crescente de mobilização dos trabalhadores e seus sindicatos nos locais de trabalho. Com toda a crise pela qual estamos passando, a luta por empregos e direitos tem se mostrado efetiva com conquistas de Participação nos Lucros, Acordos que garantem postos de trabalho e até mesmo greves por manutenção de direitos.

Sabemos das dificuldades pelas quais os trabalhadores vêm passando. Mas a presença constante dos Sindicatos através de Assembleias, boletins e Campanhas de Sindicalização, estão dando resultados positivos e mostrando aos trabalhadores que, particularmente neste momento de caos e insegurança, é sempre melhor estarem organizados e unidos aos seus sindicatos o que, de fato, torna cada um mais forte e protegido.

Este tem sido o caminho. Não podemos esquecer que é exatamente nos momentos de maiores dificuldades que as pessoas se unem e encontram alternativas para a solução de seus problemas. A categoria metalúrgica do Estado de São Paulo certamente terá a Campanha Salarial mais difícil e complicada de todos os tempos. No entanto, devemos perceber e continuarmos em nossas ações nas portas de fábricas. Esse é o único caminho que fará com que trabalhadores e sindicatos saiam ainda mais fortalecidos de toda essa crise.

Eliseu Silva Costa
Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS