PUBLICADO EM 16 de maio de 2025

Sindicalistas da Força participam do 5º Congresso Continental da CSA

Sindicalistas da Força participam do 5º Congresso Continental da CSA

Sindicalistas da Força participam do 5º Congresso Continental da CSA

A Confederação Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA) realiza de 13 a 17 de maio de 2025, na República Dominicana, o 5º Congresso Continental.

O evento reúne mais de 400 delegados sindicais de todo o continente, homenageou o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, e está sendo realizado com debates e atos políticos sobre os temas:

  • “Democracia e Integração na América Latina e no Caribe: desafios e prioridades do movimento sindical na região perante as mudanças demográficas, tecnológicas e climáticas”
  • “Defesa da democracia e combate à extrema-direita: prioridades do movimento sindical das Américas”.

Também inclui a eleição da nova direção da CSA e a definição das prioridades de ação diante dos desafios enfrentados pelos trabalhadores nas Américas.

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, participou do Seminário, saudou a solidariedade da classe trabalhadora das Américas e falou sobre:

  • a realidade brasileira,
  • os avanços das medidas populares, progressistas e desenvolvimentistas do governo Lula,
  • as pautas da classe trabalhadora brasileira (fundamentais para a manutenção e ampliação dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras),
  • a busca permanente pelo trabalho decente,
  • a justiça e a inclusão social e
  • os desafios do movimento sindical perante os retrocessos defendidos pelo conservadorismo político e neoliberalismo econômico.

“Este Congresso foi importante para termos mais força e resistência, solidariedade e articulação política do movimento sindical”.

Também presente Edson Dias Bicalho, secretário-geral da FEQUIMFAR, secretário de relações internacionais adjunto da Força Sindical e membro do Comitê Executivo da IndustriALL.

Leia também: A política da organização de “Trabalhador para Trabalhador”

Prefeitura e Sindserv compõem grupo permanente de negociação, em Guarujá

COLUNISTAS

QUENTINHAS