PUBLICADO EM 14 de set de 2021
COMPARTILHAR COM:

III Congresso CSB começa nesta quinta-feira (16) de forma 100% virtual

Entre os dias 16 e 18 de setembro a CSB realiza seu III Congresso, de forma 100% virtual, e apesar de tantas dores e desafios que os últimos anos têm colocado sob as costas da classe trabalhadora brasileira, o momento nos traz também uma oportunidade única de repensarmos coletivamente o futuro não só de nossa entidade, mas de todo um movimento sindical e sociedade.

É diante de quass 600 mil mortos pela pandemia, ameaças à nossa democracia e um mundo do trabalho, que ao mesmo tempo em que tenta se reerguer das cinzas da pandemia, vem experimentando transformações sem volta com o avanço de tecnologias e novos modelos de trabalho que tomaremos este III Congresso como oportunidade de repensar nossas atividades e honrar os nomes de milhões de trabalhadores que seguem nas ruas do Brasil apesar do total desamparo por parte das autoridades competentes.

Os números que abatem nossos companheiros e companheiras no Brasil são assustadores. O desemprego no Brasil atingiu a taxa recorde de 14,7% no 1º trimestre de 2021, em meio aos desafios impostos pela piora da pandemia no país. O número de desempregados também bateu um novo recorde, chegando a 14,8 milhões de pessoas.

Essa é a maior taxa e o maior contingente de desocupados de todos os trimestres da série histórica, iniciada em 2012.
Mas como dissemos, esse mundo que se avizinha não apresenta apenas desafios, mas também um cenário promissor para quem cerrou fileiras com a classe trabalhadora nas últimas 4 décadas dominadas pela lógica neoliberal. Chega ao fim a era da retirada de direitos, desnuda pela dureza da maior crise sanitária de nossas gerações. E com seu fim uma agenda de valorização do trabalhador e da soberania nacional ganha espaço com um dos fiadores mais improváveis, o presidente dos Estados Unidos da América Joe Biden, que lançou mão de alguns dos mais ousados planos de valorização sindical na história.

Esta é uma oportunidade única para que todos participem dessa construção. Buscamos assim, unir setor público e privado para enriquecer este debate. Queremos a sua participação, o seu empenho e confiança para que a nossa economia supere as barreiras que as impedem de avançar.

Um momento de união e profunda reflexão sobre o nosso presente e futuro, venha participar deste momento histórico.

Fonte: CSB

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS