PUBLICADO EM 29 de dez de 2019
COMPARTILHAR COM:

Charges de Gilmar sobre o Brasil de 2019 serão lançadas em livro, mas precisa do seu apoio

O projeto de financiamento coletivo é pelo Catarse  e quem participar, dependendo do valor do apoio, receberá como recompensa o livro de aproximadamente 100 páginas, coloridas, em versão pdf ou impresso em diversas combinações.

Por Val Gomes

Até o dia 13 de janeiro de 2020, às 23h59m59s,  o cartunista das cavernas Gilmar Machado precisa atingir a meta de R$ 18.500,00 para produzir e distribuir aos apoiadores no mês seguinte o seu novo livro: “Brasil 2019 em charges”.

A ideia de Gilmar Machado é registrar de maneira crítica, indignada e através do humor alguns dos principais acontecimentos políticos de 2019. “Um ano completamente tenebroso na história política do Brasil”, diz.

O projeto de financiamento coletivo é pelo Catarse  e quem participar, dependendo do valor do apoio, receberá como recompensa o livro de aproximadamente 100 páginas, coloridas, em versão pdf ou impresso em diversas combinações:

– Com autógrafo, marcador de página, adesivo, camisetas, prints de charges emolduradas ou acompanhado de outros livros de sua autoria, o “Mistifório”, “O Cramulhão e o Desencarnado”, em parceria com o roteirista Lillo Parra, “Guilber” (tirinhas publicadas em jornais), “Entre Quatro Contos” e “Efeito Ferrugem”, em parceria com Fernandes.

“As chamadas HQs têm importância não só como humor, mas também como crítica social. Elas passam mensagens políticas que são facilmente assimiladas. E Gilmar é um craque nisso”, afirma  Carolina Maria Ruy, coordenadora do Centro de Memória Sindical.

Há também cotas para entidades de classe interessadas em adquirir uma quantidade maior de exemplares com aplicação da logomarca da entidade apoiadora no expediente.

João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário geral da Força Sindical, acredita que “numa fase de crise financeira pode parecer um gasto desnecessário, mas, na realidade, é uma importante ferramenta de conscientização e organização dos trabalhadores. É um investimento que os sindicatos podem fazer, aumentando o contato com seus associados e sua bases, apoiando iniciativas como essa, que fomenta a cultura e a educação”.

O autor

Foto: Reprodução

Gilmar Machado, o Cartunista das Cavernas, trabalha na área há mais de 30 anos publicando em jornais, revistas e livros no Brasil e em Portugal.

Publicou 10 livros de tiras e quadrinhos, 5 deles adotados pelo governo para distribuição em bibliotecas públicas.

Já recebeu os prêmios HQMix de Melhor Cartunista Brasileiro e o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

É colaborador do Radio Peão Brasil 

“Como hoje as editoras e jornais impressos respiram por aparelhos, tenho atuado e mantido vivo o meu trabalho através das mídias e redes sociais. Sobre este projeto, gostaria de dizer que as charges desenvolvidas durante 2019 são essencialmente a expressão emocional a partir de toda a indignação que vivo diariamente acompanhando os fatos políticos do Brasil”, diz Gilmar.

Se você tem afinidade com as ideias do cartunista, também está indignado(a) com a situação política nacional e tem algum apreço pela arte e cultura, acesse aqui para apoiar o projeto. “Livro, sim!”.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS