PUBLICADO EM 01 de jul de 2026

Livro Filhos da Resistência resgata a história de Lúcio Bellentani e da luta de sua família contra a ditadura militar

Conheça a obra ‘Filhos da Resistência’ sobre a saga da família de Lúcio Bellentani e seu impacto durante a ditadura militar.

Filhos da Resistência traz à luz a história de Lúcio Bellentani.

Filhos da Resistência traz à luz a história de Lúcio Bellentani.

Nesta quinta-feira (2), às 15 horas, será lançado o livro Filhos da Resistência – A saga da família de Lúcio Bellentani, no auditório do Sindpd, localizado na Avenida Angélica, 35, em Santa Cecília, São Paulo. O evento conta com o apoio da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e do Coletivo Memória e Democracia.

Leia também:

Gregório Bezerra, um lutador

Escrita por Rosana Cristina Bellentani, filha do metalúrgico Lúcio Antônio Bellentani, a obra apresenta uma perspectiva pouco explorada da repressão durante a ditadura militar: o impacto da violência do Estado sobre as famílias dos perseguidos políticos. O livro mostra como esposas, filhos e demais familiares também sofreram as consequências da perseguição, da prisão, da tortura e da constante vigilância imposta pelo regime.

Segundo Rosana Bellentani, a intenção inicial era produzir uma publicação simples, destinada apenas aos familiares. Em conversa por telefone, a autora contou que imaginava um livro com poucos exemplares, voltado exclusivamente para preservar a memória da família. No entanto, à medida que compartilhou a história com outras pessoas, percebeu que a trajetória de seu pai e de sua família tinha um significado que ultrapassava o âmbito familiar.

“A ideia era que fosse apenas uma publicação para os familiares, pequena, com poucos exemplares. Mas, conversando com outras pessoas, percebi a importância dessa história e entendi que ela precisava ser compartilhada”, afirmou a escritora. A constatação levou Rosana a transformar o projeto em uma obra de alcance público, contribuindo para ampliar o debate sobre memória, verdade e justiça no Brasil.

Lúcio Antônio Bellentani (1944–2019) foi metalúrgico, militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e uma das principais referências da resistência operária à ditadura militar. Sua história tornou-se nacionalmente conhecida por simbolizar a colaboração entre setores empresariais e os órgãos de repressão do regime.

Prisão dentro da Volkswagen

Em 29 de julho de 1972, enquanto trabalhava como ferramenteiro na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, Bellentani foi preso por agentes da segurança interna da empresa. Acusado de organizar reuniões sindicais e mobilizações clandestinas entre os trabalhadores, ele foi espancado ainda nas dependências da montadora e, em seguida, entregue aos agentes do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

Após a prisão, foi submetido a sessões de tortura e permaneceu sob perseguição política durante anos. Seu caso tornou-se um dos mais emblemáticos na denúncia da participação de grandes empresas privadas na repressão aos trabalhadores e aos movimentos de oposição durante a ditadura militar.

Memória, verdade e justiça

A trajetória de Lúcio Bellentani ganhou projeção internacional ao ser retratada no documentário alemão Komplizen? (Cúmplices? – A Volkswagen e a Ditadura Militar Brasileira), lançado em 2017. Até o fim de sua vida, ele presidiu a Associação dos Trabalhadores Vitimados por Perseguições, dedicando-se à defesa da memória, da verdade, da justiça e da reparação às vítimas do regime militar.

Lúcio Bellentani faleceu em 19 de junho de 2019, aos 74 anos, deixando um importante legado na luta pelos direitos humanos e pela preservação da memória histórica do país.

Programação

Além do lançamento do livro, o evento contará com a entrega da Medalha Manoel Fiel Filho, homenagem promovida pelo coletivo Memória e Democracia para reconhecer pessoas e entidades que atuam na defesa da democracia, dos direitos humanos e da preservação da memória das vítimas da ditadura militar.

Serviço

Lançamento do livro: Filhos da Resistência – A saga da família de Lúcio Bellentani
Data: Quinta-feira, 2 de julho
Horário: 15h
Local: Auditório do Sindiped – Avenida Angélica, 35, Santa Cecília, São Paulo.

Leia também:

Laerte e Aurélio Peres receberão troféu José Martinez

Laerte e Aurélio Peres recebem Troféu José Martinez

COLUNISTAS

QUENTINHAS