PUBLICADO EM 04 de mar de 2020
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Campanha Salarial 2020: pautas de reivindicações são aprovadas por mais de 5 mil condutores

Nem a chuva que caiu na tarde desta segunda-feira (2), impediu que os condutores de São Paulo lotassem as dependências do CMTC Clube. Mais de 5 mil companheiros participaram da assembleia que deu a largada da Campanha Salarial 2020.

Foto: Denis Glauber

A plateia estava ansiosa para saber sobre a pauta de reivindicações, que será o carro-chefe das negociações com o setor patronal e com o Poder Público.

Mas antes, os diretores do Sindmotoristas, em sua maioria, falaram dos desafios a serem enfrentados, uma vez que a campanha deste ano promete ser uma das mais difíceis da história da categoria. O Governo Federal faz o jogo do setor empresarial com a adoção de medidas de exclusão social e econômica. Os ataques não pararam com a aprovação das reformas Trabalhista, Previdenciária e da Terceirização de todas as atividades profissionais. Na agenda de Brasília, está prevista a Reforma Sindical para acabar com a maioria dos sindicatos e a carteira “verde e amarela” que oficializa a precarização e extinção dos direitos trabalhistas.

Os condutores ficaram cientes de que será nesta conjuntura que se dará a luta pela garantia dos direitos históricos e ampliação das conquistas. “Em breve, nós iremos enfrentar os patrões, a Prefeitura e este Governo Federal que está aí com o propósito de empurrar a classe trabalhadora para o regime de semiescravidão”, declarou o secretário de Formação e Cultura, Valmir Santana da Paz (Sorriso).

O dirigente, aproveitou ainda o momento, para dizer que, a partir de amanhã (3), o sindicato determina que os trabalhadores ficam desobrigados a fazer o curso de adequação ao sistema de transporte público exigido pelas empresas de ônibus, não será admitido o desconto irregular do vale-refeição pelo patronal, bem como, a cobrança abusiva das multas do RESAM, haja vista que muitas delas constam do Código Nacional de Trânsito.

COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO

Na assembleia, foi aprovada a relação de trabalhadores que vão compor a Comissão de Negociação. Eles ficarão afastados das suas atividades profissionais durante o período da Campanha Salarial.

NOVA BATALHA

O discurso principal e mais esperado do dia foi do deputado federal e presidente do Sindmotoristas, Valdevan Noventa. O líder dos condutores ressaltou que a batalha será árdua, mas que a direção do sindicato honrará a confiança da categoria com muita luta. “Temos totais condições de alcançarmos uma nova vitória, mas precisamos estar unidos e alertas. O patrão deve vir com propostas tentadoras para os motoristas que aceitarem dirigir um ônibus sem a presença do cobrador. Aumentar seus ganhos em cima do emprego do seu companheiro é desumano”.

Noventa ouviu de vários companheiros que ficarão satisfeitos se o acordo coletivo deste ano for nos mesmos moldes de 2019. No entanto, o presidente do sindicato disse que a categoria precisa ser audaciosa. “Nós vamos pra cima deles em busca de mais conquistas. Estamos mais que preparados para fazer o enfrentamento. Nada é impossível quando se tem a unidade dos condutores na luta. Nossa Campanha Salarial será vitoriosa”, afirmou o presidente.

PAUTAS APROVADAS

Mais de 5 mil trabalhadores votaram pela aprovação das pautas a serem negociadas com o sindicato patronal (SPURBANUSS) e Poder Público com destaque para os seguintes pontos:

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES JUNTO AO PATRONAL

Reposição da inflação pelo maior índice do período de 01/05/2019 a 30/04/2020 e mais aumento de real de 3%;
Vale Refeição de R$30,00
Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de R$2.200,00
Abono salarial mensal de R$400,00 para os motoristas de ônibus articulado, biarticulado e trólebus;
Seguro Funeral GRATUITO para empregado e seus familiares no valor de R$5,00. O trabalhador deverá receber um cartão que assegure o benefício;
Seguro de Vida com as seguintes coberturas: R$18.000,00 em caso de morte do empregado; R$35.000,00 em caso de morte acidental do empregado no exercício da atividade profissional e R$25.000,00 em caso de invalidez permanente acidental ou por decorrência de doença de atividade profissional do empregado;
Desconto em folha de pagamento de eventual empréstimo adquirido na cooperativa de crédito conveniada junto ao Sindmotoristas e Coopertransp;
Compra de terrenos para a construção da casa própria para a Família Condutora no valor de R$12 milhões, por meio da Coopertransp;
Seguro obrigatório para cobrir despesas de avarias de terceiros;
Convênio médico e odontológico gratuito para um dependente do trabalhador;
Manutenção da cesta básica e do convênio médico por dois anos para os trabalhadores afastados do INSS e para aqueles portadores de doenças graves e ocupacionais por tempo indeterminado;
Convênios com clínicas de recuperação de dependentes químicos e de álcool;
Instituir piso salarial para todas as funções e implantar plano de carreira interligado com o plano de avaliação de desempenho, assim como, cargos e salários para os trabalhadores do setor da manutenção;
Cesta básica nas férias;
Contratação de seguradora para custear os benefícios (vale-refeição, plano de saúde, convênio médico familiar, etc) dos trabalhadores, quando afastados das suas funções;
Reajustar Seguro de Vida;
O trabalhador terá direito a parcelar o pagamento das diárias nas colônias de férias do Sindmotoristas, mediante desconto em folha.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES JUNTO AO PODER PÚBLICO
Implantação da Escola de Formação (Garagem Escola) para os trabalhadores em transportes;
Espaço de uma área de lazer destinada à categoria;
Garantia do emprego dos condutores;
Representantes do sindicato devem acompanhar o andamento e fiscalização dos novos contratos de exploração do sistema de transporte público por ônibus;
Firmar parceria com a Secretaria Municipal de Habitação para projetos da casa própria voltadas para os trabalhadores em transportes;
Continuidade do projeto de implantação dos banheiros nos terminais primários e secundários;
Melhorar a infraestrutura dos pontos finais para atender as necessidades dos trabalhadores, em especial, das companheiras mulheres.

Fonte: Sindicato dos Motoristas de São Paulo

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