PUBLICADO EM 26 de jun de 2026

Sinpospetro-Jundiaí assina acordo da campanha salarial 2026

Após consulta pública com trabalhadores, Sinpospetro-Jundiaí assina acordo da campanha salarial 2026 com reajuste, benefícios e manutenção de direitos

Sinpospetro-Jundiaí assina acordo da campanha salarial 2026O Sindicato dos Frentistas de Jundiaí e Região (Sinpospetro-Jundiaí) concluiu a Campanha Salarial 2026. Além disso, assinou o acordo coletivo após consulta pública realizada com trabalhadores da categoria.

A assinatura ocorreu na sexta-feira, dia 19, depois de duas semanas de consultas. Nesse período, os trabalhadores avaliaram a proposta apresentada pelo setor patronal.

A Federação dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Fepospetro) conduziu a negociação em conjunto com os dezoito sindicatos paulistas da categoria.

Entretanto, o presidente do Sinpospetro-Jundiaí, Daniel Ortega, explicou que submeteu a proposta à categoria por não contemplar reivindicações históricas defendidas pelo sindicato.

Entre as demandas pendentes está o Benefício Social Familiar, destinado a ampliar e diversificar a rede de benefícios oferecida aos trabalhadores da categoria regional.

Além disso, o sindicato reivindica o Adicional por Tempo de Serviço, que prevê acréscimo anual de 5%, limitado a 20%, para empregados com continuidade.

Outra reivindicação histórica envolve o prêmio de Assiduidade, que estabelece bonificação financeira aos trabalhadores que mantêm frequência regular, sem registrar faltas injustificadas durante o período.

“Daniel informou, entretanto, que pretende dar continuidade ao debate em defesa dessas duas reivindicações durante os encontros trimestrais que serão realizados entre os dirigentes da categoria no Estado de São Paulo, conforme previsto na cláusula 25 da Convenção Coletiva de Trabalho.”

Reajuste acima da inflação

O acordo coletivo garante reajuste salarial de 5,35%, dois pontos percentuais acima do INPC acumulado até março, elevando o salário da categoria para R$ 1.970,00.

Além disso, o tíquete-refeição será de R$ 31,50 por dia trabalhado. Nas empresas com jornada 12×36, entretanto, o benefício sobe para R$ 41,00.

A convenção também mantém a proibição da terceirização. Além disso, limita o desconto do vale-transporte a 1%, percentual inferior ao previsto na legislação.

Os trabalhadores que utilizam veículo próprio têm direito ao vale-combustível equivalente, no mínimo, ao valor gasto no abastecimento utilizado para o deslocamento ao trabalho.

Além disso, o acordo preserva regras sobre descanso semanal. Homens não podem trabalhar mais de dois domingos consecutivos, enquanto mulheres folgam em domingos alternados.

Por fim, a convenção assegura pagamento em dobro pelo trabalho realizado nos feriados, sem possibilidade de compensação, reforçando direitos históricos conquistados pela categoria.

Leia também: Fecomerciário participa de entrega de minuta sobre comércio aos feriados

COLUNISTAS

QUENTINHAS