
O Sindicato dos Padeiros de São Paulo é o centro do projeto Padaria Artesanal, oferecendo cursos em panificação para todos.
O Sindicato dos Padeiros de São Paulo tornou-se, em março deste ano, o polo central do projeto Padaria Artesanal no Estado de São Paulo.
Desde então, já foram realizados sete cursos na Escola de Panificação do Sindicato, localizada na Rua Major Diogo, 126, Bela Vista.
O mais recente ocorreu nesta quinta-feira, 30 de outubro de 2025, com a certificação de 17 alunos, oriundos de nove instituições.
Nos cursos, os participantes aprendem a produzir pães artesanais, enriquecidos e nutritivos, sem conservantes químicos. Além de se qualificarem para atuar no setor de panificação, tornam-se multiplicadores do conhecimento, levando o aprendizado a outras pessoas de suas comunidades.
O projeto, idealizado por Lu Alckmin e desenvolvido em parceria com diversas instituições, está presente em 14 estados brasileiros.
“É uma grande alegria este momento de certificar os alunos multiplicadores e saber que juntos estamos contribuindo com a qualificação profissional, a geração de renda, a inclusão social e o combate à fome”, afirmou Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato e da Febrapan, além de secretário nacional de Organização, Formação e Políticas Sindicais da UGT.
Até o final do ano, mais três cursos estão programados para acontecer.
Leia também:
Comerciários de São Paulo: aumento real para trabalhadores do setor de flores
































