PUBLICADO EM 28 de ago de 2023
COMPARTILHAR COM:

Prodesp inaugura novo refeitório, reivindicação do Sindpd

Prodesp inaugura novo refeitório. Empresa estava há mais de dois anos sem fornecer refeições. Trabalhadores tinha que levar marmitas de casa

Prodesp inaugura novo refeitório, reivindicação do Sindpd

Prodesp inaugura novo refeitório, reivindicação do Sindpd

Nesta semana, a empresa de informática do Governo do Estado de São Paulo, a Prodesp, restabeleceu seu refeitório em sua sede, em Taboão da Serra (SP).

O novo refeitório é uma vitória do Sindpd-SP, que há anos luta para que os funcionários da empresa tenham um local adequado no ambiente de trabalho para fazerem suas refeições.

O refeitório da Prodesp estava há mais de dois anos sem fornecer refeições sob a alegação de que problemas no processo de licitação impediam que o serviço fosse normalizado.

Os trabalhadores tinham que levar marmitas e esquentá-las nos micro-ondas disponibilizados na área do refeitório, ou então almoçar em um shopping próximo.

Baseado na Norma Regulamentadora (NR) 24, que estabelece as condições mínimas de higiene e de conforto a serem observadas pelas organizações, o Sindpd exigia que a Prodesp cumprisse a legislação, que determina:

“Os empregadores devem oferecer aos seus trabalhadores locais em condições de conforto e higiene para tomada das refeições por ocasião dos intervalos concedidos durante a jornada de trabalho”.

O sindicato requereu, novamente, a resolução do problema em reunião recente com a nova direção e o novo presidente da empresa, Dr. Gileno Barreto, que assumiram o comando da Prodesp em janeiro deste ano.

Em fevereiro, uma comissão fez uma visita ao local e constatou a existência até de pombos entre as mesas do refeitório.

Neste mês de agosto, o novo refeitório foi inaugurado, uma reivindicação antiga dos funcionários, que passaram a utilizar o espaço, agora adequado às normas vigentes.

“Constatamos a alegria dos trabalhadores de poderem fazer suas refeições em local adequado, eles inclusive retornaram a fazer uma rotina que é, após a refeição do almoço, dar uma volta pelas áreas externas da empresa”, comenta Pedro Luiz Saldanha, diretor do Sindpd que esteve presente no local, acompanhado da também diretora do sindicato, Sandra Bueno.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS