PUBLICADO EM 18 de ago de 2020
COMPARTILHAR COM:

Milhares de filhotes de tartarugas são soltos no mar em Bali

Luna Mayra Fraga Cury Freitas (Anda)

Mais de 10.000 filhotes de tartarugas foram soltos no mar na ilha indonésia de Bali, como parte das tentativas dos preservacionistas de aumentar a população de uma espécie vulnerável e promover a proteção ambiental.

Grupos de preservação carregavam caixas cheias com dezenas de tartarugas minúsculas para a praia de Gianyar e encorajavam a população local e voluntários a se alinharem na areia e libertarem os filhotes juntos.

As tartarugas, com apenas alguns centímetros de comprimento, correram sobre a areia preta e pedras enquanto a maré espirrava sobre elas.

“É realmente emocionante ver todas essas tartarugas sendo soltas na natureza”, disse a voluntária americana Jessica Lieberman, acrescentando que torcia para que elas sobrevivessem.

As tartarugas Oliva Ridley estão entre as tartarugas marinhas mais abundantes, mas ainda são consideradas vulneráveis, porque há poucos lugares em que elas podem botar seus ovos. As tartarugas normalmente pesam por volta de 34-50kg como adultas e crescem até cerca de 60-70cm de comprimento.

Flavianus Erwin Putranto, um voluntário de preservação, disse que os ovos de tartaruga estavam aparecendo em cada vez menos lugares em Bali, mas os programas para ajudar os preservacionistas a protegê-los estavam tendo sucesso. “Nós conseguimos coletá-los e salvá-los. Espero que possamos chocar mais tartarugas e soltá-las de volta no oceano”, disse ele.

As populações de tartarugas marinhas diminuíram nos últimos anos devido à caça, perda de locais de desova em praias, coleta excessiva de seus ovos e à captura de indivíduos da espécie por equipamentos de pesca.

As autoridades de Bali lançaram ao mar, na quarta-feira, 25 das tartarugas verdes maiores após terem-nas resgatado no mês passado durante um ataque a traficantes ilegais.

Agus Budi Santoso, chefe do Centro de Recursos Naturais e Preservação de Bali, recomendou que fosse criada uma “área verde”, em algumas praias específicas, para que as tartarugas pudessem botar seus ovos em segurança, longe do movimento dos hotéis.

Fonte: ANDA Agência de Notícias de Direitos Animais

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS