PUBLICADO EM 22 de jul de 2021
COMPARTILHAR COM:

Trabalhadores da Lactalis entram em Estado de Greve em todo o país

Empregados da Lactalis do Brasil, marca responsável por produtos como o leite Parmalat, Elegê e Président, entraram em Estado de Greve, e anunciaram uma mobilização nacional no dia 27 de julho. O motivo é a recusa da empresa em repor a inflação na negociação salarial deste ano, além de uma estratégia truculenta para com os sindicatos de trabalhadores, nas diversas unidades da empresa.

A movimentação é organizada pela CNTA (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Afins) e pela Contac CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação da CUT). A UITA (União Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação) dá suporte internacional às entidades, na queda de braço contra o grupo francês.

“Em 2020, a Lactalis do Brasil teve alta de 167% nas exportações (Jornal do Comércio), tendo recebido isenções fiscais significativas de governos estaduais, como no Rio Grande do Sul. É um absurdo que a empresa não faça a simples reposição inflacionária”, protestou o presidente da CNTA, Artur Bueno de Camargo. Ele lembrou que, durante a pandemia, os empregados não pararam um dia sequer.

O dirigente sindical também reclamou que a empresa tem produzido informativos internos com ataques ao trabalho dos sindicatos. Na cidade de Teutônia-RS, a Polícia Militar foi acionada pela Lactalis, quando o sindicato tentou se reunir com os trabalhadores para debater a recusa salarial da empresa. “Não se sabe o que alegaram à polícia.

Desconfiamos que tenham utilizado o falso argumento de aglomeração, ou suposta desordem”, comentou Camargo.

No dia 27, os sindicatos farão assembleias nas 19 unidades da Lactalis do país. Um boletim informativo será distribuído, com as motivações do Estado de Greve. A Lactalis do Brasil possui 8,5 mil trabalhadores, em 8 Estados da Federação. “A articulação nacional é fundamental, neste caso, apesar de termos sindicatos fortes em cada uma das unidades. Percebemos que muitas vezes o patrão joga unido, enquanto a gente faz a luta isoladamente”, apontou o presidente da CNTA.

Todo o material de divulgação do ato está sendo traduzido em francês e inglês pela equipe da UITA, e será enviado às 250 unidades da empresa pelo mundo – em todo o planeta, a Lactalis emprega 80 mil trabalhadores, em 88 países.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS