
Sindec-POA amplia atuação com o Ministério Público do Trabalho (MPT).
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) intensificou, nos últimos dias, sua atuação em diferentes frentes — tanto no cenário internacional quanto no fortalecimento institucional no Brasil.
Leia também:
Sindec-POA garante aumento real e benefícios
Reunião no Panamá
No plano internacional, teve início no Panamá a Reunião da Junta Continental da ADS (Alternativa Democrática Sindical das Américas), considerada um espaço estratégico para a articulação sindical no continente.
O encontro reúne mais de 20 delegados de entidades de países como Brasil, Colômbia, Chile, Curaçao, Cuba, El Salvador e Porto Rico, promovendo a troca de experiências e a construção conjunta de estratégias em defesa dos trabalhadores.
A abertura foi conduzida pelo presidente da ADS, Nilton Neco — que também preside o Sindec-POA. A programação incluiu a aprovação da pauta e uma homenagem a dirigentes históricos da entidade, com destaque para o legado de Julio Roberto Gómez.
A participação de Neco reforça o compromisso do Sindec-POA com a articulação internacional, a unidade sindical e a defesa dos direitos da classe trabalhadora em um contexto marcado pela crescente globalização das relações de trabalho.
Reunião com o Ministério Público do Trabalho
Já no âmbito nacional, o sindicato participou, na segunda-feira, de uma reunião de articulação com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis), em níveis nacional e regional, além da advogada e consultora sindical Zilmara Alencar.
O encontro teve como foco o fortalecimento do diálogo institucional e o alinhamento de estratégias para o enfrentamento de práticas antissindicais, bem como o avanço na defesa dos direitos coletivos dos trabalhadores.
Com essas iniciativas, o Sindec-POA reafirma sua atuação na construção de parcerias e no fortalecimento da luta por mais respeito, proteção e valorização da categoria.
Leia também:
Fequimfar recebe a deputada Tábata Amaral para debater eleições 2026



