PUBLICADO EM 14 de maio de 2026

Porto Alegre recebe audiência pública sobre fim da escala 6×1

Acompanhe as Audiências Públicas sobre o fim da escala 6×1 e participe da discussão sobre a jornada de trabalho no Brasil.

Porto Alegre receberá Audiência Pública sobre o fim da escala 6x1 e a proposta de redução da jornada de trabalho sem perda salarial. Na foto: Daiana Santos e sindicalistas do Sindec em manifestação pelo fim da escala 6x1

Porto Alegre receberá Audiência Pública sobre o fim da escala 6×1 e a proposta de redução da jornada de trabalho sem perda salarial. Na foto: Daiana Santos e sindicalistas do Sindec em manifestação pelo fim da escala 6×1

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que debate a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1 realiza, antes da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), uma série de seminários públicos regionais em diferentes estados do país.

Leia também:

Audiência Pública sobre fim da escala 6×1 na Força Sindical

As atividades têm como objetivo ampliar o diálogo com a sociedade civil, entidades representativas, trabalhadores, movimentos sociais e setores econômicos sobre os impactos sociais, econômicos e trabalhistas da redução da jornada sem diminuição salarial.

A atividade é articulada pela deputada Daiana Santos

No Rio Grande do Sul, o seminário será realizado no dia 15 de maio de 2026, a partir das 9h30, no Auditório da Superintendência Regional de Administração, localizado na Avenida Loureiro da Silva, 445, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre.

A atividade no estado é articulada pela deputada federal Daiana Santos, primeira vice-presidenta da Comissão Especial. O encontro deve reunir representantes do poder público, especialistas, entidades sindicais, trabalhadores e movimentos sociais para discutir os desafios contemporâneos das relações de trabalho e os impactos da escala 6×1 sobre a saúde física e mental da classe trabalhadora.

Audiências pelo país

Além do Rio Grande do Sul, os seminários públicos já passaram ou ainda passarão por:

  • São Paulo,
  • Paraíba,
  • Maranhão,
  • Minas Gerais e
  • Amazonas.

Em São Paulo, o encontro da comissão aconteceu nesta quarta-feira (14), em São Paulo, no Palácio do Trabalhador, sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, com início previsto para as 9h30.

Na sequência, os parlamentares participam do seminário em Porto Alegre, no dia 15, e depois seguem para o Maranhão, no dia 16. O calendário ainda prevê atividades em Belo Horizonte, no dia 21, e em Manaus, no dia 22.

Estão confirmadas as presenças do presidente da Comissão Especial, deputado Alencar Santana (PT-SP), e do relator da proposta, deputado Leo Prates (Republicanos-BA).

Leia também:

Comerciários de SP realizam mutirão de emprego

SECSP realiza mais uma edição do mutirão de emprego

COLUNISTAS

QUENTINHAS