PUBLICADO EM 10 de ago de 2022
COMPARTILHAR COM:

Negociações da Campanha Salarial começam com General Motors e estamparia

POR AUMENTO REAL – Mais de 7.200 metalúrgicos já aprovaram a pauta de reivindicações apresentada pelo Sindicato

Pauta de reivindicações é aprovada na GM – Foto: Roosevelt Cássio

As negociações da Campanha Salarial 2022 começam nesta quarta-feira (10), com o Sindicato levando para a mesa o resultado das assembleias que estão sendo realizadas nas fábricas. Amanhã tem rodada de negociação com a General Motors e o grupo patronal do setor de estamparia.

Mais de 7.200 metalúrgicos já aprovaram a pauta de reivindicações apresentada pelo Sindicato, em assembleias nas fábricas. Agora é hora de discutir com os patrões e mostrar que a categoria está pronta para lutar por aumento de 18%, gatilho salarial de 5%, estabilidade no emprego e renovação das convenções e acordos coletivos.

Os metalúrgicos da GM têm suado muito a camisa para dar conta do trabalho. A empresa teve crescimento de 30,4% na produção de veículos comerciais leves em 2021, passando de 36.170 unidades em 2020 para 47.162 no ano passado.

No setor de estamparia, as negociações serão com o Siniem (Sindicato Nacional da Indústria de Estamparia de Metais). As principais fábricas do setor são Ardagh e Ball, em Jacareí, e M.S.A., em São José dos Campos.

Inflação e dívida
Os trabalhadores de todos os setores têm sofrido com a corrosão salarial provocada pela inflação, que está em 10,12% (pelo INPC) acumulados em um ano. Com os salários perdendo poder de compra, cresce o endividamento dos brasileiros. Em julho, 78% das famílias estavam endividadas, segundo Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

“A Campanha Salarial é o momento dos trabalhadores recuperarem o fôlego perdido desde a última data-base. Não vamos engolir a velha choradeira dos patrões. É hora de exigir aumento real e gatilho”, afirma o presidente em exercício do Sindicato, Valmir Mariano.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS