
Palestrantes nacionais e internacionais sobre os direitos dos trabalhadores no Congresso Internacional de Direito.
Com a participação de palestrantes da Ásia, Europa, África, América do Norte, América Central e América do Sul, a Academia Brasileira de Direito do Trabalho está promovendo entre hoje, 14, e amanhã, 15, o Congresso Internacional de Direito Sindical Comparado. O tema é: “O Papel e a Eficácia dos Sindicatos na Concretização de Direitos no Mundo Digital”.
Entre palestrantes nacionais e internacionais, esteve Luiz Carlos Motta que, na condição de Deputado Federal, proferiu, nesta terça-feira, a palestra: “A Importância Histórica dos Sindicatos enquanto Porta-Vozes da Sociedade Civil Organizada”.
Presentes na sede da Fecomércio – Rio de Janeiro, lideranças sindicais comerciárias paulistas e o corpo jurídico da Fecomerciários.
A saber:
- Aparecido de Jesus Bruzarosco (Ourinhos).
- Cristiano Melo (Cotia).
- Regina Pessoti (Ribeirão Preto).
- Luciano Ribeiro (Itu).
- Marcelo Meira (Itapetininga).
- Hugo L. da Silva (Sinpra Ribeirão Preto).
- Dr. João André Vidal.
- Dr. Matheus C. Motta e o
- Dr. Matheus Fiorezi.
Trecho do pronunciamento
“O momento impõe desafios à representação coletiva, sem eliminar a necessidade de instituições capazes de defender direitos, organizar interesses e mediar conflitos. Em síntese, a importância histórica dos Sindicatos como porta-vozes da sociedade civil organizada deve ser observada nos seguintes planos:
- Na organização duradoura de interesses coletivos.
- Na mediação de conflitos.
- Na ampliação da participação pública dos trabalhadores e
- Na formação de práticas democráticas.
Por essa razão, os Sindicatos permanecem como instituições vivas e relevantes para a representação social e para a construção histórica de direitos, ao articularem, de maneira contínua, demandas da sociedade civil com os espaços decisórios do Estado”.
Leia também:
Projeto Fênix promove qualificação de trabalhadores comerciários
Projeto Fênix promove qualificação de trabalhadores comerciários



