PUBLICADO EM 18 de nov de 2017
COMPARTILHAR COM:

“Grandes Clássicos do Cinema Africano” entram em cartaz no Rio

Mostra apresenta filmes das décadas de 1950 a 1970; mostra Grandes Clássicos do Cinema Africano vai de 14 a 26 de novembro, na CAIXA Cultural do Rio de Janeiro (Av. Almirante Barroso, 25, Centro)

Celebrando a rica cultura cinematográfica da África, a Caixa Cultural do Rio de Janeiro preparou uma programação especial com curtas, médias e longas-metragens que tiveram grande revelância no continente. Mostra acontece entre 14 a 26 de novembro, Mostra Grandes Clássicos do Cinema Africano traz obras marcantes como as dos senegalezes Ousmane Sembène e Djibril Diop Mambéty, e até do cineasta francês Jean Rouch.

A seleção de filmes traz produções realizadas na África Ocidental Francófona Subsaariana nas décadas de 1950, 1960 e 1970. A mostra resgata o florescimento da produção independente no continente com exibição de 21 títulos e debates.

Ao todo serão 21 produções que tiveram uma exibição restrita ou que nunca chegaram ao Brasil. Entre as raridades está África 50 (1950), curta do francês René Vautie censurado por décadas por mostrar as condições precárias da vida nas colônias francesas no continente. Além dele, outra preciosidade presente é Lamb, curta documental de 1963 dirigido por Paulin Soumanou Vieyra restaurado apenas em 2014.

O curador da mostra Grandes Clássicos do Cinema Africano, Thiago Castro, contou ao Arte Clube sobre a escolha dos filmes, os títulos imperdíveis e o período retratado, além de dar detalhes sobre os debates.

Os ingressos têm o valor simbólico de R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). A Caixa Cultural Rio de Janeiro fica na Av. Almirante Barroso, 25, Centro do Rio. Confira a programação completa no site oficial do evento.

Fonte: EBC

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS