PUBLICADO EM 19 de jan de 2019
COMPARTILHAR COM:

GM informa funcionários que considera sair da América do Sul

O presidente da GM Mercosul, Carlos Zarlenga, diz aos empregados que a empresa tem feito esforços para reestruturar-se no continente

Funcionários da General Motors no Brasil receberam nesta sexta-feira (18) um e-mail no qual a diretoria da empresa falava sobre a possibilidade de fechar suas operações na América do Sul.

Como grande parte dos funcionários está em férias coletivas, a conversa não tomou os corredores da empresa. Mas há temor de perder o emprego. A fonte do Terra se mostrou surpresa com o comunicado. Segundo ela, a empresa fez investimentos recentes no país.

No Comunicado do presidente da GM,  do Mercosul, Carlos Zarlenga, diz aos empregados que a empresa tem feito esforços para reestruturar-se. Ainda segundo o executivo, o movimento tem causado muitos rumores.

Clique aqui e leia texto

Procurada pelo Terra, a GM decidiu não comentar sobre o comunicado.

Barra afirmou, na passagem citada aos funcionários no Brasil, que a empresa considera deixar a América do Sul. Brasil e Argentina, os maiores mercados sul-americanos da GM, continuam se mostrando “desafiadores”, segundo o comunicado.

Ela também afirmou que a companhia conversa com figuras chave dos mercados locais para tomar medidas para melhorar os negócios “ou considerar outras opções”. “Não vamos continuar investindo para perder dinheiro”.

No final do ano passado, o então presidente Michel Temer (MDB) sancionou o novo programa de incentivos para montadoras no Brasil, batizado de Rota 2030. Na ocasião, ele vetou artigos que concediam isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para componentes, chassis, partes e peças e outras matérias primas da indústria automobilística que fossem importados por terceiros sob encomenda das fábricas.

Conforme contato  do Radio Peão Brasil com Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, onde tem uma planta da GM, a empresa marcou reunião com os sindicatos para o dia 22 de janeiro, às 11 horas na unidade de São José dos Campos.

“Fomos informados ontem pelo Presidente da GM de que a empresa está pensando em encerrar suas atividades na América Latina. No entanto quer conversar com: Governo, fornecedores, concessionárias e Sindicatos para tentarem uma composição no sentido de viabilizar a continuidade das plantas aqui. Está agendado uma reunião para terça-feira (dia 22) com o Sindicato de São Caetano do Sul e São José dos Campos às 11h em São José dos Campos. Tudo indica que os prefeitos irão participar”, disse o dirigente sindical.

Fonte: com Terra

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

  • Edson Pereira Xavier

    Gostaria de saber se a GM irá encerrar suas atividades na planta de São Caetano do sul

    • radio506_wp

      na reportagem informamos que haverá uma reunião entre os sindicatos,prefeituras e gm no dia 22. A empresa negocia o que fazer.

  • Edson Pereira Xavier

    Gostaria de saber se a GM irá fechar este ano!!!

QUENTINHAS