PUBLICADO EM 26 de abr de 2024
COMPARTILHAR COM:

Trabalhador pode registrar acidente sem comunicação da empresa

Garanta seus direitos como trabalhador em caso de acidente de trabalho. Aprenda como fazer o registro de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) pela internet

Trabalhador pode registrar acidente sem comunicação da empresaA falta de comunicação de acidente de trabalho por parte das empresas pode causar dor de cabeça aos trabalhadores.

Trabalhador pode registrar acidente

Contudo, muitos trabalhadores desconhecem que a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) pode ser feita pela internet pelo próprio acidentado ou por um representante legal.

A CAT também é usada para comunicar uma doença ocupacional. O trabalhador pode registrar acidente até o dia útil seguinte ao acidente, mas, caso haja morte, o comunicado deve ser feito imediatamente.

O registro da ocorrência é indispensável para assegurar os direitos do trabalhador, bem como para realizar uma fiscalização na empresa que descumpre as normas e leis relativas à segurança e medicina do trabalho.

Após o registro da CAT, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o sindicato da categoria são notificados sobre a ocorrência.

A documentação garante que o funcionário receba o benefício devido pelo INSS e aumenta a responsabilidade do empregador, que deve adequar o ambiente de trabalho para prevenir tais situações.

LEI 8.213/91

De acordo com a advogada do departamento jurídico do SINPOSPETRO-RJ, Thaís Farah, a empresa que não comunicar o acidente de trabalho dentro do prazo está sujeita à aplicação de multa.

A determinação consta no artigo 22 da Lei 8.213/91 do Regime Geral de Previdência Social. Ela diz que os trabalhadores que tiverem dificuldades para preencher a CAT podem solicitar orientação ao sindicato.

Dia mundial da segurança e saúde no trabalho

No próximo domingo, 28 de abril, será celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

A data foi criada pela Organização Internacional do Trabalho(OIT) em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Este ano, a OIT escolheu o tema Impactos das mudanças climáticas na segurança e saúde no trabalho.

Estas mudanças nos padrões climáticos, incluem ocorrências cada vez mais frequentes de fenômenos climáticos extremos, que podem acentuar os impactos da exposição a riscos profissionais, tais como o estresse térmico, a radiação UV, a poluição do ar, acidentes industriais graves, aumento de doenças transmitidas por vetores e aumento da exposição a produtos químicos.

Leia também: Servidores Federais: Governo reajusta em 52% auxílio-alimentação

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS