PUBLICADO EM 17 de jun de 2026

Fecomerciários reforça importância da doação de sangue

As campanhas de doação de sangue são essenciais. Descubra como você pode contribuir para manter os níveis de sangue em São Paulo.

A doação de sangue é vital, especialmente no inverno. Descubra como você pode fazer a diferença hoje mesmo.

A doação de sangue é vital, especialmente no inverno. Descubra como você pode fazer a diferença hoje mesmo.

Frequentemente, os estoques de sangue no Estado de São Paulo registram níveis críticos e preocupantes, ainda mais com a aproximação do inverno (21/06) e das férias de julho, situações que afastam os doadores e assim levam os estoques a pontos críticos. Essa realidade reforça a importância das campanhas de doações, uma vez que a queda nas doações pode chegar a até 60% em época de frio.

Leia também:

Inauguração da Arena Comerciária

A Fundação Pró-Sangue, principal responsável pelo abastecimento da rede pública, opera em situação de alerta.

Os tipos sanguíneos mais demandados e com estoques praticamente zerados são:

  • “O negativo”,
  • “O positivo”,
  • “B negativo” e
  • “AB negativo”.

Para reverter essa situação e atender à demanda diária de milhares de pacientes em tratamentos, transplantes e emergências, a doação regular é vital.

Em celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06), a Fecomerciários e seus 72 Sindicatos Filiados divulgam uma campanha unitária para sensibilizar a sociedade e estimular a doação em suas respectivas bases territoriais.

Fundação Pró-Sangue: faleconosco@prosangue.sp.gov.br

Critérios essenciais para doar

  • Idade: Estar entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização e presença dos pais/responsáveis; a primeira doação deve ser feita até os 60 anos).
  • Peso: Ter no mínimo 50 kg.
  • Saúde: Estar em boas condições de saúde, sem apresentar sintomas de gripe, resfriado ou infecções recentes.
  • Alimentação: Estar alimentado, mas evitar refeições gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação. Se for doar pela manhã, tomar o café da manhã normalmente.
  • Descanso: Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Documentação: Apresentar documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, Passaporte, etc.).

Márcia

A presidente em exercício da Federação, Márcia Caldas, diz:

“Os comerciários paulistas apoiam e reforçam a campanha ‘Junho Vermelho’, que deve ir além do mês, a fim de garantir estoques no inverno. Daí, o nosso trabalho conjunto pelo incentivo, pela solidariedade e pela conscientização sobre a importância de doar sangue regularmente!”.

Leia também:

Fecomerciários em campanha pela doação de sangue

Fecomerciários lança campanha pela doação de sangue

COLUNISTAS

QUENTINHAS