PUBLICADO EM 08 de out de 2019
COMPARTILHAR COM:
Colunista Luiz Carlos Motta

Outubro, mês dos comerciários

Em 30 de outubro comemora-se, em todo o Brasil, o Dia do Comerciário, momento ideal para a categoria refletir sobre seus problemas de classe, valorizar a importância do sindicato e redobrar a sua disposição para se engajar na luta por conquistas sindicais, econômicas, trabalhistas e sociais. É da atuação do comerciário e seus representantes que o atendimento das nossas justas reivindicações se fortalece. Ainda mais agora que estamos em plena campanha salarial, enfrentando o desemprego, o subemprego, formas de contratações regressivas, como o trabalho intermitente, e as ofensivas do governo federal na tentativa de aniquilar os sindicatos.

12 milhões

Para estimular este engajamento, os sindicatos filiados à Federação estão programando atividades especiais para comemorar a data da categoria que exerce a atividade responsável pela movimentação da nossa economia: a venda. Vender é uma arte, que hoje é desenvolvida por 12 milhões de comerciários no Brasil. Deste total, 2,7 milhões atuam no Estado de São Paulo. São trabalhadores que contam com efetivas ações sindicais, além de amplas prestações de benefícios e serviços nas áreas de saúde, educação, esporte e lazer.

Contra irregularidades

Hoje, além das reivindicações constantes em nossa campanha salarial unificada, como aumento real, reajuste pelo INPC, PLR e homologações nos sindicatos, a vigília e a atenção dos sindicatos também recaem sobre o rigoroso cumprimento das Convenções Coletivas de Trabalho, a fim de evitar irregularidades como jornadas de trabalho excessivas, desvios de função, desrespeito aos pisos salariais e falta de registro em carteira, entre outras. Com o objetivo de fortalecer o enfrentamento contra estes desmandos, o sindicato conta com a sindicalização e a participação da categoria mediante denúncias sigilosas de irregularidades, presença ativa no dia a dia da entidade e exposição de críticas e sugestões.

Avaré

Nas confraternizações do Dia do Comerciário estas reflexões serão reforçadas nas agendas programadas por nossos 71 sindicatos filiados. A Federação, por sua vez, vai comemorar a data no sábado, 26, em seu Parque Aquático instalado no Centro de Lazer dos Comerciários em Avaré. Antes, o evento será precedido, no mesmo local e data, pelo 27º Congresso Sindical Comerciário intitulado “Sindicalismo Reorganizado”.

Luiz Carlos Motta é presidente licenciado da UGT-SP é da Federação dos Comerciários
do Estado de São Paulo (Fecomerciários) e deputado federal (PR/SP)

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

QUENTINHAS