PUBLICADO EM 29 de mar de 2018

O demônio e o burro

Juruna, João Carlos

Juruna, João Carlos

Muitas vezes parábolas nos ajudam a entender uma situação difícil. É o caso desta histórinha, que recebi de um amigo. Ela diz muito sobre a conjuntura atual onde um pequeno fato pode desencadear uma crise política insustentável.

Eis a parábola:

Havia um burro amarrado a uma árvore.

O demônio veio e o soltou.

O burro entrou na horta dos camponês vizinho e começou a comer tudo.

A mulher do camponês dono da horta, quando viu aquilo, pegou o rifle e disparou.

O dono do burro ouviu o disparo, saiu, viu o burro morto, ficou enraivecido, também pegou seu rifle e atirou contra a mulher do camponês.

Ao voltar para casa, o camponês encontrou a mulher morta e matou o dono do burro.

Os filhos do dono do burro, ao ver o pai morto, queimaram a fazenda do camponês.

O camponês, em represália, os matou.

Aí perguntaram ao demônio o que ele havia feito e ele respondeu: – “Não fiz nada, só soltei o burro”.

Conclusão: Se você quiser destruir um país, solte os burros!

A ignorância (desconhecimento) é a pior praga para um país. O demônio sabe disso e as elites também.

João Carlos Gonçalves, Juruna, metalúrgico, secretário geral da Força Sindical, vice presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi.

Leia também:

1º de Maio: a luta dos trabalhadores para mudar o mundo na voz de Chico Buarque

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS

21 comentários

  1. Euripedes antonio da Silva comentou:

    boa noite excelente fábula.
    no brasil esse burro ja está solto a muitos anos.
    no lado político esse burro ja deu muitas dores de cabeça.
    e até quando ele ficará solto nós nao sabemos.
    o burro está solto.

    1. Brasil comentou:

      O Brasil só vai mudar quando cada cidadão tomar para si a responsabilidade de ser honesto e ético, que cada ação sua se reflete na sociedade.A política brasileira é o reflexo das atitudes de todos.Por isso nós temos uma sociedade onde a sociedade é corrupta,desonesta e atrasada,é mais fácil culpar os outros do que assumir responsabilidades.Enquanto houver o “jeitinho brasileiro”viveremos na corrupção,no atraso em que vivemos.

  2. Carlos comentou:

    Deram liberdade ao burro e ele acabou com o país em 16 anos.
    Da próxima vez que votarem não esqueçam dos burros. Não votem neles novamente.

  3. Osmar José Moleta comentou:

    Os burros elegeram o lula e a dilmanta e destruíram nosso país com corrupção, agora entra um que não é corrupto e os burros começam a passar do outo lado.

  4. Frederico Augusto Rocha Cruz comentou:

    Mortes? Armas? Violência? Não quero assumir partido não, mas essa carapuça é de quem vestiu a faixa no excelentíssimo Bolsonaro…

  5. Maurilio Fernandes Pereira comentou:

    Tenho a leve impressão que quem soltou os burros foi o Bolsonaro, soltou no Planalto para quebrar tudo,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkmm

COLUNISTAS

QUENTINHAS